CM Mangualde

3 Crimes: Um dos Filmes mais estranhos até hoje feito


cineteatro ABRIL 2017_BANNER 280_166

‘3 crimes’ é o filme em destaque, esta semana, na campanha da autarquia mangualdense ‘Aconteceu no Cineteatro há…’. O filme, originalmente exibido, em Mangualde, a 12 de abril de 1956, ‘Aconteceu no Cineteatro há 61 anos’. Um dos filmes mais estranhos até hoje feito. Um filme policial que constitui um espetáculo de elevada categoria artística. Três grandes realizadores (George More O’Ferrall, Wendy Toye e David Eady), três grandes romancistas (W.Somerset Maugham, Brett Halliday e Roderick Wilkinson) e três histórias diferentes, estranhas e irreais. Um filme de grande intensidade emotiva com um notável grupo de atores: Orson Welles, John Gregson, Elisabeth Sellars, Emrys Jones e Alan Badel.

 RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR
O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretendecineteatro ABRIL 2017_CARTAZ A3 relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.