CM Mangualde

5,8 Milhões de Euros para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Mangualde


Assinatura-Contratos-Pedu02


O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, esteve ontem (31 de maio) na cerimónia de assinatura dos contratos que regem os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU). A formalização realizou-se em Santa Maria da Feira e teve como protagonistas a Autoridade de Gestão do POR Centro e os municípios da região. O PEDU de Mangualde representa um investimento de 5,8 milhões de euros durante o atual quadro comunitário e prevê ações/intervenções nas áreas da mobilidade, investimento social e regeneração urbana. A cerimónia foi presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, contando também com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Para o edil mangualdense, “este é o culminar de um trabalho de planeamento estratégico, bem como de negociações com as entidades que gerem os fundos comunitários, para que Mangualde possa ter um plano de ação para a regeneração urbana neste Quadro Comunitário”. Afirmando que “os 5,8 milhões de euros de investimento neste quadro comunitário para regeneração urbana é o maior investimento público de sempre e só é possível porque colocámos Mangualde na 1ª divisão de cidades da zona centro que puderam candidatar-se aos PEDU, com todos os benefícios e vantagens que os investimentos trarão, e assim  melhorar a qualidade de vida dos mangualdenses.” Para o autarca, “estamos a trabalhar intensamente na elaboração dos projetos do plano de ação para que assim que abram os avisos do Centro2020 possamos candidatar investimento”. Acrescentando, “esperamos ter execução já em 2016 de alguns desses investimentos”.

INVESTIMENTO PÚBLICO VAI ALAVANCAR INVESTIMENTO PRIVADO
AUTARQUIA TEM SIDO MUITO SOLICITADA POR INVESTIDORES LOCAIS
NA PROCURA DE INFORMAÇÃO PARA REQUALIFICAREM O SEU EDIFICADO

Finalizando, João Azevedo afirma que “queremos com o investimento público alavancar o investimento privado. Temos sido muito solicitados por investidores que procuram informação para requalificarem um conjunto de edificado muito importante dentro da área de regeneração urbana da cidade, pelo que espero que os mesmos possam fazer as suas candidaturas o mais depressa possível.”