CM Mangualde

‘Aconteceu no Cineteatro há 54 anos’ – «Belezas Regionais» estiveram a Concurso em Mangualde


O “Show/Concurso de Belezas Regionais”, que “Aconteceu no Cineteatro há 54 anos”, encheu de “canções, bailados e música de todas as províncias de Portugal” o Cineteatro de Mangualde. A competição, que decorreu a 20 de agosto de 1964, contou com a presença da primeira classificada do Concurso Inter-Casas Regionais de Lisboa, com um “elenco sensacional” e ainda com a apresentação da nova dança e do novo ritmo afro-português.

 Neste concurso, foi eleita a representante do concelho que se apresentou vestida “com o mais belo trajo”, vencedora essa que disputou posteriormente a final distrital. No espetáculo, cuja locução ficou a cargo de Joaquim Rastilho Vieira e Maria de Fátima, colaboraram os artistas Maria Dilar, José Dores, Maria da Nazaré, João Fernando e Dóra Duval, bem como “a parelha de baile” Glória & Ribas e o Conjunto Musical Típico de Carlos Areias.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.