CM Mangualde

‘Aconteceu no Cineteatro há 55 anos’ – Sophia Loren? “Agarrem essa Loira!”


horizontal

“Agarrem essa loira!”,’ o filme mais emocionante e divertido’ alguma vez protagonizado por Sophia Loren, foi exibido no Cineteatro de Mangualde a 20 de janeiro de 1963. ‘Loira pela primeira vez e mais estonteante que nunca’, a atriz mostrou-se ‘sedutora’ num ‘filme sensacionalmente diferente’ que ‘Aconteceu no Cineteatro há 55 anos’.

Para além de Sophia Loren, os principais papeis foram interpretados por Anthony Quinn, Margaret O’Brien, Steve Forrest, Eileen Heckart, Ramon Novarro e Edmundo Lowe.

O filme, para maiores de 17 anos, contou com produção de Carlo Fonti e Marcello Girosi, com realização de George Cukor e argumento de Dudley Nichols e Walter Bernstein.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOSvertical

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.