CM Mangualde

‘Aconteceu no Cineteatro há 64 anos’ – ‘Nossa Senhora de Paris’ proporcionou cenas inesquecíveis aos Mangualdenses


cineteatro_dezembro_horizontal

A célebre e imortal obra de Victor Hugo, ‘Nossa Senhora de Paris’, trouxe mistério, magnificência, beleza e brutalidade até ao Cineteatro de Mangualde. O filme foi exibido há 64 anos e contou com Charles Laughton no papel de Quasimodo, ‘a figura mais horrenda que é possível imaginar’.

Este é um ‘êxito histórico’ recheado de cenas inesquecíveis como o assalto da Catedral, o julgamento de Esmeralda ou a luta na torre dos sinos. É, por isso, considerado ‘um dos filmes mais grandiosos e sublimes de todos os tempos’, uma ‘repetição sensacional’ muito ansiada pelo público e apreciada pela representação do esplendor de uma época de nobreza e galantaria.

A obra conta também com Sir Cedric Hardwicke, Thomas Mitchell, Maureen O’Hara, Edmond O’Brien, Alan Marshal. Wlater Hampden e Katharine Alexander nos principais papeis, para além de milhares de figurantes em ‘clous’ gigantescos.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOScineteatro_dezembro_vertical

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes.

Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.