CM Mangualde

‘Aconteceu no Cineteatro há 65 anos’ – «Lord Byron, o Poeta Aventureiro»


“Um soldado sem medo e um amante perigoso, que o mundo aclamou pelos seus dotes poéticos”, foi assim que foi descrito “Lord Byron, Poeta aventureiro”, protagonista do filme que o Cineteatro de Mangualde exibiu a 14 de maio de 1953.

Amado e odiado pelas mulheres, aventureiro e assombrando “o mundo inteiro com os seus versos e as suas aventuras”, Lord Byron “era louco, mau e perigoso de se conhecer”. Contudo, cabe ao público julgá-lo, em consciência.

Um filme onde Dennis Price interpretou o papel principal e onde o ator português Virgilio Teixeira desempenhou o seu grande papel internacional, contou igualmente com a grande revelação do cinema sueco à época, Mai Zetterling, e com John Greenwood, Sónia Holm e Linden Travers.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.