CM Mangualde

Alunos de Mangualde viveram Experiências no Laboratório da Universidade Católica de Viseu


Esta quarta-feira, 14 de novembro, o dia foi de novas experiências para os alunos do 5º ano (turma F) do Agrupamento de Escolas de Mangualde: no âmbito da Academi@ STEM de Mangualde, visitaram a Universidade Católica de Viseu e assistiram a uma aula de Ciências.

“(Micro) Poluição da água” foi o tema da aula, orientada pelos alunos do curso de ciências biomédicas daquela Universidade, entidade parceira do projeto Academi@ STEM Mangualde. A visita proporcionou-lhes uma atividade laboratorial, onde tiveram a oportunidade de verificar a existência de microrganismos na água. Ao microscópio, puderam observar água de um lago. No final, visitaram o Saliva Tec, um laboratório equipado com tecnologia de ponta e know-how em identificação de proteínas, DNA e RNA em pequenos volumes de amostra.

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio do EduFor. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.