CM Mangualde

Arquivo Municipal de Mangualde abriu as portas ao público


97682e7a1e3f8c89901359872d5bb48e_XL

97682e7a1e3f8c89901359872d5bb48e_XLNo passado dia 9 de junho, o Arquivo Municipal de Mangualde associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, abrindo mais uma vez as portas ao público.

Alertar para a importância das organizações terem o dever de, cada vez mais, pugnar pela restruturação dos seus arquivos e introduzirem uma organização documental racional, devidamente orientada por critérios de eficiência e de eficácia, era um dos principais objetivos. Procurou-se ainda mostrar que nos dias de hoje o Arquivo Municipal não é um simples depósito de documentos velhos. O arquivo é fonte de prova, construtor de identidade, guardião da memória e gestor de informações.Visita-Arquivo_junho2016-02

Ainda no âmbito destas comemorações, foi com prazer que o Arquivo recebeu a visita dos alunos da Universidade Sénior de Mangualde que, entre manuscritos e impressos, palavras e imagens, recolheram preciosas informações da documentação com interesse histórico, essencial para o conhecimento da história local e construção da memória coletiva.

O objetivo da criação do Dia Internacional de Arquivos, instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, em 2007, passa por proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.