CM Mangualde

Piscinas Municipais


A qualquer pessoa, seja a primeira vez que vai praticar exercício, um utente já com experiência ou um ex-atleta, o Complexo das Piscinas Municipais de Mangualde garante um conjunto de serviços e actividades com o máximo de qualidade, que permite não só atingir a prática de exercício físico orientado bem como as sensações que este produz.

A vida no Complexo das Piscinas:
O Complexo das Piscinas não é somente um local onde os utentes podem realizar a sua actividade. É também um lugar onde se podem encontrar para conversar e confraternizar. Todos os dias é possível partilhar momentos em família.
Porquê escolher o Complexo das Piscinas Municipais de Mangualde?

Nós acreditamos que é a dedicação ao ensino e ao serviço que faz com que os utentes venham ao nosso encontro ano após ano. Quem procure nas nossas instalações manter, melhorar ou adquirir um estilo de vida de qualidade, encontrará um conjunto de serviços de excelência, próprios de um complexo de primeira classe.

1. Taxas de Utilização / Horários de Funcionamento / Contactos

 

 

2. Escola de Natação 

NATAÇÃO INFANTIL

Exercícios e actividades lúdicas, procurando o desenvolvimento psicomotor no meio líquido e promovendo a aprendizagem dos 4 estilos da natação.

BEBÉS (AMA): A partir dos 3 anos, com a participação dos Pais nas primeiras lições, as aulas são realizadas num clima afectivo e lúdico visando a segurança e estimulando o desenvolvimento sensório-motor.

BEBÉS (AMA+): Alunos com 4-5 anos ou eventualmente alunos mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão e uma propulsão rudimentar. A criança interage com a água explorando diferentes formas de se movimentar, em várias profundidades e posições corporais visando um efectivo controlo respiratório. Nado: Costas rudimentar.

INICIAÇÃO (CN0): Alunos com mais de 6 anos visando a adaptação ao meio aquático e uma iniciação básica à técnica de costas. Ganho na resistência e na coordenação motora.

APRENDIZAGEM (CN0+): Alunos com mais de 7 anos ou eventualmente mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão e uma propulsão rudimentar nas técnica de Costas e Livres.

APRENDIZAGEM (CN1): Alunos com mais de 8 anos ou eventualmente mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão, propulsão e coordenação motora nas técnica de Costas e Livres. Treino diversificado com educativos de natação.

APRENDIZAGEM (CN1+): Alunos com mais de 9 anos ou eventualmente mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão, propulsão e coordenação motora nas técnica de Costas e Livres. Propulsão rudimentar na técnica de Bruços. Treino diversificado com educativos de natação. Participação dos festivais de natação com a Equipa dos Golfinhos.

APRENDIZAGEM (CN2): Alunos com mais de 10 anos ou eventualmente mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão, propulsão e coordenação motora nas técnica de Costas, Livres e Bruços. Propulsão rudimentar na técnica de Mariposa. Treino diversificado com educativos de natação. Participação dos festivais de natação com a Equipa dos Golfinhos.

APERFEIÇOAMENTO (CN3/PRÉ): Alunos com mais de 11 anos ou eventualmente mais novos que tenham o domínio da respiração, equilíbrio, imersão, propulsão e coordenação motora nas técnica de Costas, Livres, Bruços e Mariposa. Participação nas concentrações do Circuito Municipal das Escolas de Natação com a Equipa de Pré-competição

NATAÇÃO PARA ADULTOS

Óptimo exercício aeróbico. Promove um melhor funcionamento do sistema cárdio-respiratório, diminuindo os níveis de stress e melhorando a condição física geral.

HIDROGINÁSTICA

Excelente actividade, indicada para indivíduos de todas as idades, inclusive séniores, tem como objectivo desenvolver o sistema cardio-respiratório, resistência muscular localizada e flexibilidade através de exercícios de baixo impacto e intensidade variada. Auxilia no emagrecimento e proporciona melhor qualidade física geral ao praticante.
Níveis da Hidroginástica:

Hidroginástica Sénior: Actividade de intensidade leve com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos praticantes através de exercícios que aumentam a flexibilidade articular, força muscular, equilíbrio e coordenação motora, além de actividades socializantes. Indicada para indivíduos sedentários, iniciantes, com desvios posturais, osteoporose, cardiopatias ou doenças metabólicas.

Hidroginástica: Actividade de intensidade moderada, com o objectivo de desenvolver o condicionamento cardiovascular e muscular. Indicado para indivíduos que estejam com o check-up médico em dia, já praticaram alguma actividade física, mas estão abaixo de seu condicionamento físico ideal.

Hidroginástica de alto Rendimento: Actividade de intensidade alta que permite uma melhoria em todos os componentes do condicionamento físico (aeróbico, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal)

NATAÇÃO ADAPTADA/REABILITAÇÃO

Forma de reabilitação baseada em exercícios aquáticos específicos para cada caso. Abrange pacientes com problemas reumatológicos, ortopédicos e neurológicos.
Tem como objectivo principal dar maior independência ao utente, além de trabalhar a rectificação de tronco, eliminar retracções musculares, aumentar o raio de acção dos movimento, auxiliar na reabsorção de edema, entre outros.

Combinado

Permite aos utentes usufruir de duas aulas de Hidroginástica e uma de Natação por semana.

Pilates
Trata-se de um sistema que combina exercícios de alongamentos com exercícios de fortalecimento e equilíbrio explorando o potencial de mudança do corpo humano, tendo como meta alcançar um melhor funcionamento do mesmo.


3. Protocolos

A Câmara Municipal de Mangualde estabeleceu Protocolos com as seguintes Entidades:

  • Guarda Nacional Republicana;
  • PSA – Unidade de Produção de Mangualde.

Desconto na taxa de utilização dos serviços das Piscinas Municipais aos utentes que devidamente identificados fazem prova de serem militares/funcionários/civis das Entidades supra mencionadas e/ou familiares directos nos seguintes termos: Escola de Natação: 20%; Regime Livre: 25%; Centro de Saúde e Lazer (Squash, Sauna e Jacuzzi): 25%; Piscinas Exteriores: 25%.

4. Higiene e Segurança

Regras de conduta na utilização das instalações

A. Piscina e Tanque:

1. Os utentes deverão entrar pela porta de acesso aos balneários;

2. Só é permitido o acesso à zona dos tanques das piscinas interiores às pessoas equipadas com vestuário de banho, sendo obrigatório o seu uso em qualquer que seja a idade do utente;

2.1. O vestuário de banho a que se refere o ponto dois consiste em fato de banho ou calções específicos, justos ao corpo tipo Lycra, para a prática da natação;
2.2. Aos utentes que não forem autorizados a utilizar as piscinas por não envergarem vestuário de banho de acordo com as normas estabelecidas, não será restituída a importância do bilhete de entrada;

3. É obrigatória a utilização de touca;
4. É obrigatório o uso de chinelos, de forma a prevenir o aparecimento e contágio de micoses e outras doenças.
5. É obrigatória a utilização dos chuveiros e lava-pés, antes da entrada na água; todos os utentes deverão lavar cuidadosamente o seu corpo no momento da utilização do chuveiro.
6. É proibido projectar propositadamente água para o exterior das piscinas.
7. Não é permitida a prática de jogos, correrias desordenadas e saltos para a água, de forma a incomodar os outros utentes e a danificar as instalações ou a pôr em perigo a segurança dos utentes.
8. É expressamente proibida a entrada de pessoas calçadas na zona vedada e exclusivamente destinada a banhistas, salvaguardando o uso de calçado próprio ou protecção para o pessoal em serviço e outro pessoal, a título excepcional.
9. Os utentes deverão munir-se de uma chave de um armário a qual terá que ser devolvida no final da sua utilização.
10. O material didáctico utilizado terá que ser devolvido no local adequado e no estado de conservação em que foi entregue.
11. Urinar, defecar, cuspir ou assoar-se para a água da piscina ou quaisquer outros locais que não os indicados para o efeito.
12. Usar quaisquer objectos de adorno pessoal, tais como: pulseiras, brincos, anéis, fios, relógios, etc.
13. O uso de maquilhagem, produtos de tratamento de pele ou quaisquer outros produtos, devendo os mesmos ser retirados antes de entrar na piscina.
14. A entrada com cães ou outro tipo de animais no recinto.
15. Entrada de crianças e/ou bebés nas Piscinas com fraldas normais, devem ser utilizadas fraldas apropriadas para o efeito.
16. Ingestão de qualquer alimento (comida ou bebidas, pastilhas) na área envolvente das Piscinas ou nos balneários.
17. Sentar ou apoiar nos separadores das piscinas.
18. A entrada a indivíduos que não ofereçam condições de higiene, apresentem indícios de embriaguez, toxicodependência ou que, pelas suas atitudes, ofendam a moral pública.
19. Utilizar as Piscinas com ferimentos não cicatrizados e protegidos com pensos, compressas ou ligaduras;
20. Fumar no edifício das Piscinas Municipais.

B. Nas instalações de Sauna e Jacuzzi:

1. É obrigatória a utilização de chinelos e de vestuário apropriado por forma a garantir a possibilidade de utilização das instalações por vários utentes, mantendo a descrição exigida pelas normas de convivência social.
2. É obrigatório o uso de touca no Jacuzzi.
3. A utilização das instalações específicas para Sauna e Jacuzzi implica o pagamento das taxas inerentes.
4. Os bilhetes de Sauna e Jacuzzi apenas dão direito à utilização das instalações inerentes a estas actividades.
5. A utilização das instalações de Sauna e Jacuzzi é feita mediante a marcação, com uma antecedência de pelo menos trinta minutos para a Sauna e 24 horas para o Jacuzzi. Aconselha-se que a marcação seja efectuada com a maior antecedência possível no sentido de se poder servir os utentes de acordo com os seus interesses e necessidades.
6. Os Menores de 16 anos só poderão utilizar as instalações de Sauna e Jacuzzi quando acompanhados por um adulto.

C. No Court de Squash:

1. No court, os utentes têm que utilizar sapatilhas do tipo indoor, sendo as mesmas calçadas no momento da sua utilização, não podendo ser usadas sapatilhas que os utentes utilizem no trajecto para a instalação desportiva, para que as mesmas não transportem areias e outros materiais que danifiquem e ou sujem o recinto utilizado para a prática de squash.
2. A utilização dos courts está sujeita a marcação que deve ser feita com antecedência de forma a garantir a utilização dos espaços de acordo com os horários pretendidos. Aconselha-se que a marcação seja efectuada com a maior antecedência possível no sentido de se poder servir os utentes de acordo com os seus interesses e necessidades.
3. Nos casos em que houver marcação prévia e o horário não seja cumprido pelos utentes, apenas poderão ser utilizados os espaços para a prática de squash em horários subsequentes se nesses horários não houver marcação prévia para outros utentes.
4. Os horários das instalações específicas a que se refere o presente artigo são estipulados pela Câmara Municipal, de acordo com as necessidades da sua utilização.

A utilização das instalações específicas para a prática de Squash implica o pagamento das taxas inerentes.

D. Actividades de Sala:

1. Os utentes têm de utilizar sapatilhas do tipo indoor, sendo as mesmas calçadas no momento da sua utilização, não podendo ser usadas sapatilhas que os utentes utilizem no trajecto para a instalação desportiva, para que as mesmas não transportem areias e outros materiais que danifiquem ou sujem o recinto.
2. Os horários das aulas e o valor das taxas a pagar são estipuladas pela Câmara Municipal de Mangualde.

E. Nas Bancadas:

Os espectadores deverão obedecer às seguintes normas:
1. Manter-se sentados nas bancadas sendo proibido comer, beber ou fumar.
2. Não podem transmitir indicações ou interferir no trabalho dos técnicos.

5. Contactos

Piscinas Municipais de Mangualde
Telefone: 232 619 820
E-mail: desporto@cmmangualde.pt

 

Galeria de Imagens:

foto_piscinasint01 foto_piscinasint02