CM Mangualde

Projetos


 
 

CIRCUITO MUNICIPAL DAS ESCOLAS DE NATAÇÃO

 
Logo-CircMunEscNatO Circuito Municipal das Escolas de Natação tem vindo a afirmar-se, no panorama local e regional, como um modelo de socialização que propícia uma prática desportiva de qualidade. Materializando-se em actividades de animação sócio-desportiva de âmbito inter-municipal, que envolveu na pretérita época a participação de 640 atletas.

O projecto foi criado no ano de 2004, pela Câmara Municipal de Mangualde, encetando um esforço conjunto com quatro Autarquias locais, Nelas, Oliveira de Frades, Vila Nova de Paiva, Vouzela e quatro colectividades: a Associação de Educação Física e Desportiva de Tondela, a Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos, o Palácio dos Desportos e o CAF.

A Câmara Municipal de Mangualde, enquanto Comissão Organizadora, tem-se empenhado no crescimento deste projecto desde a sua concepção, de tal forma que, actualmente, congrega vinte Escolas de Natação, provenientes dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra. Esta Comissão, tem incessantemente, procurado ajustar e desenvolver uma regulamentação mais rigorosa, adaptando-se às especificações da Federação Portuguesa de Natação.

Participam Escolas de Natação representando quinze municípios, Mangualde, Aguiar da Beira, Nelas, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Arganil, Penalva do Castelo, Oliveira de Fades, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tábua, Moimenta da Beira, Armamar e Lamego e sete colectividades: Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul, Clube de Natação de Resende, Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos, e Visabeira Turismo (Forlife e Príncipe Perfeito), Associação de Educação Física e Desporto de Tondela e Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim.

O Circuito Municipal tem na natação de Pré-competicão um dos seus principais objectivos, procurando atingir um número cada vez mais elevado de participantes com nível qualitativo de excelência.

Com este projecto pretende-se, também:
- Proporcionar uma maior visibilidade e projecção às Piscinas Municipais e localidades participantes;
- Potenciar a motivação e fidelização dos jovens utentes com vista a formar futuros atletas;
- Responsabilizar e profissionalizar os Técnicos no ensino da Natação com vista à criação de Escolas Modelo com padrões de qualidade;
- Desenvolver a Natação na Região, fomentando a participação de todas as Escolas, independentemente da sua dimensão;
- Incutir nas Escolas uma uniformidade de trabalho com vista a uma estandardização técnico-didáctica;

Na prossecução dos seus desideratos, a Comissão estabeleceu uma parceria com a Associação de Natação de Aveiro, que assumiu o compromisso de arbitrar as provas com o intuito de as credibilizar e, acima de tudo, potenciar as capacidades dos atletas participantes.

As nove concentrações realizar-se-ão nas seguintes datas/localidades:

(em actualização)

Englobado neste projecto, visando a participação dos atletas mais jovens e menos experientes, foi criado o Torneio de Natação Prof. Afonso Saldanha, realizando-se, na corrente época, o vigésimo, vigésimo primeiro, vigésimo segundo e vigésimo terceiro Torneio.

Nestes Encontros pretende-se desenvolver um salutar convívio num ambiente de festa desportiva incutindo-se, paulatinamente, o "gostinho" pela prática desta modalidade. Na época transacta participaram 456 nadadores, em representação de 20 Escolas de Natação.

(em actualização)

DESPORTO SÉNIOR

 
logo-desp-seniorA Câmara Municipal de Mangualde, convicta dos efeitos positivos da actividade física na população em geral e na sénior em particular, promove, desde o ano de 2004, um programa de Desporto Sénior dirigido a todos os munícipes do nosso concelho que frequentem centros de dia, convívio e lares, envolvendo cerca de 140 "jovens" seniores.

Este programa representa a preocupação do município em proporcionar, gratuitamente, a toda a população sénior do concelho, um plano de actividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas, de natureza inclusiva, ecléctica e multilateral.

Tem como finalidade melhorar a qualidade de vida através da prática de actividade física regular, desenvolvendo as capacidades psicomotoras, sociais e cognitivas, promover a saúde e o bem-estar, combatendo desta forma o isolamento, tão habitual em pessoas destas faixas etárias.

Semanalmente os Técnicos de Desporto da Autarquia vão ao encontro dos Seniores, inscritos neste programa, incentivando-os a estimular o corpo com exercícios simples, contudo, importantes para encarar a rotina do dia a dia de forma mais activa.

As actividades contam com a participação de 10 Entidades, desenvolvendo-se as actividades nos seguintes dias e horários:

(em actualização)

Todas as sextas-feiras os Seniores usufruem, gratuitamente, de uma aula de ginástica aquática nas Piscinas Municipais de Mangualde, possibilitando-lhes, o contacto com o meio aquático, uma maior destreza ao nível da locomoção, da experimentação de novos exercícios e na reaquisição de posturas com a finalidade de reforçarem a sua agilidade e potenciar o fortalecimento muscular.

 

"MANGUALDE ABRAÇA OS JOVENS"

 
Cientes da evolução que se tem registado ao nível da Educação Física nas escolas, mas conscientes das dificuldades vividas pelas escolas do pré-escolar, no que respeita a esta área do conhecimento, a Câmara Municipal de Mangualde deu continuidade, através do projecto "Mangualde Abraça os Jovens", ao programa de animação sócio-desportiva que, não só proporciona aos alunos um conjunto diversificado de vivências e actividades psicomotoras devidamente programadas e orientadas, mas que se constitui como uma boa aposta no sentido de conferir valor às actividades físicas, pelo carácter de complementaridade ou de reforço das actividades curriculares.

Este programa encontra-se dividido em duas vertentes, "O Jardim vai à Natação", potenciando-se o desenvolvimento de habilidades e comportamentos sócio-afectivos de conhecimentos psicomotores através da prática de natação/adaptação ao meio aquático.nas Piscinas Municipais de Mangualde e "O Desporto vai ao Jardim" promovendo-se e divulgando os benefícios da prática desportiva, de acordo com um conjunto de valores e atitudes que fomentem o espírito desportivo e o são convívio, proporcionar um diversificado conjunto de vivências e conhecimentos, quer ao nível da modalidade a praticar, como das instalações e equipamentos desportivos a utilizar e criar hábitos regulares de prática desportiva e de actividade física.

Neste projecto participam cerca de 300 alunos dos estabelecimentos públicos do ensino pré-escolar do nosso concelho.

Este projecto é uma referência para os docentes do concelho que têm contribuído com inegável empenho. Para além da participação em todas as actividades, demonstram a grande vontade e o apreço da comunidade educativa pelo valor pedagógico e sócio-educativo que o projecto engloba. Constitui, por isso mesmo, um marco fundamental no investimento desportivo e educativo da Câmara Municipal.
Como refere Bento (1995), "... a escola precisa de riso, de entusiasmo, de dinamismo, de palmas, de alegria; precisa que se goste dela. O desporto pode contribuir para isso, com dias desportivos, com competições e torneios internos e externos, com pontos altos na vida escolar. Trata-se de, pelo desporto, integrar mais a vida na escola e a escola na vida".

 

FÉRIAS DESPORTIVAS MUNICIPAIS

 
Destinando-se às crianças e jovens do concelho, em particular aos sectores mais carenciados da população jovem, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, as Férias Desportivas são uma sugestão para a ocupação dos tempos livres nas férias escolares da Páscoa e do verão, proporcionando um período de férias longe da aridez e do perigo das ruas.
Sempre com o acompanhamento de professores licenciados em educação física, o programa consiste em actividades desportivas e culturais, como jogos desportivos colectivos (mini pólo aquático, futsal), jogos pré-desportivos (jogos de socialização), jogos tradicionais (corridas de sacos, de andas, jogo da colher), natação, orientação com caça ao tesouro, a iniciação à informática e Internet e muito mais.
Com o principal objectivo de incentivar ao convívio e alertar para os benefícios de uma prática desportiva regular, este projecto realiza-se nas instalações desportivas e culturais municipais, entre outros, onde os participantes puderam usufruir de diversos divertimentos.
Visando o desenvolvimento integral dos jovens participantes, o programa das Férias Desportivas faculta aos pais o enquadramento dos seus filhos num projecto credível, seguro e com qualidade, possibilitando a sua valorização.
A ocupação saudável dos tempos livres constitui um contributo inequívoco para a formação e desenvolvimento dos jovens, constituindo ainda uma das medidas mais eficazes na prevenção de comportamentos de risco.
Visamos estimular o contacto directo dos jovens com a natureza e melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes histórica, cultural, desportiva e social, procurando incutir os valores de entreajuda e disponibilidade para com os outros, criando, além disso, condições para minorar os riscos a que os jovens estão normalmente sujeitos.

(em actualização)

"CONHECER MANGUALDE" – PERCURSOS PEDESTRES

 
A importância da actividade física no desenvolvimento integral da pessoa humana e na sua inserção social é, nos dias de hoje, generalizadamente reconhecida e aceite.
O desporto é hoje uma realidade social onde as mais diversificadas áreas das actividades humanas se relacionam e se cruzam. Do profissionalismo à educação, passando pela recreação e pela saúde, a actividade desportiva contemporânea assume-se como uma necessidade, colocando o desporto ao serviço do homem.
A Câmara Municipal de Mangualde encontra-se bem colocada para garantir o direito ao desporto de toda a população, mantendo uma elevada perspectiva de "Desporto para Todos com Qualidade", independentemente da sua idade ou sexo, criando as infra-estruturas necessárias para que o processo não seja retrógrado, mas sim com um pensamento de que todos têm direito à prática desportiva.
Este projecto constitui a oportunidade de sensibilizar as diversas faixas etárias da população para estilos de vida saudáveis.
Todos nós desejamos um desenvolvimento saudável, quer seja para os nossos filhos, país, avós. Assim, vimos propor-lhe um NOVO DESAFIO – PRATIQUE DESPORTO.

(em actualização)

A Câmara Municipal de Mangualde disponibiliza um Autocarro para o transporte dos participantes de Mangualde para o local do percurso.

Concentração dos participantes à frente do Tribunal (Largo do Rossio): 09H00
Saída do Autocarro: 09H30
Regresso a Mangualde: 12H00

A inscrição é obrigatória devendo ser efectuada nas Piscinas Municipais de Mangualde, por telefone para o número: 232 619 820, ou por e-mail: desporto@cmmangualde.pt