CM Mangualde

CIDEM aposta no Empreendedorismo e na Criação de Emprego


logo-cidem_not

O CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde incentiva os jovens do concelho, entre os 18 e os 29 anos, que não estejam a estudar nem a trabalhar, a candidatar-se ao programa “Empreende Já” e alerta os empreendedores do concelho para o alargamento do prazo de candidatura ao Vale Incubação, até 30 de novembro.

PROGRAMA “EMPREENDE JÁ”

Esta medida da Garantia Jovem é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e procura ajudar os jovens a criar o seu posto de trabalho. As candidaturas para a 2.ª edição do programa decorrem de 18 de setembro a 30 de novembro. O empreendedorismo jovem é uma das apostas do CIDEM e o programa “Empreende Já” é uma das medidas nacionais que vai ao encontro dos objetivos do centro mangualdense. Esta iniciativa tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

A 2.ª edição inclui uma primeira ação de apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens. Os jovens que passarem à fase seguinte, vão contar com uma segunda ação de apoio à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos na primeira ação. Os candidatos têm de desenvolver uma ideia ou projeto e efetuar o registo no site do programa (eja.juventude.gov.pt).

Sistema de Incentivos dá novas oportunidades aos Empreendedores

O  Sistema de Incentivos “Vale incubação” enquadra-se no Programa Startup Portugal e destina-se a apoiar Micro e Pequenas Empresas com menos de um ano, de qualquer atividade económica. Promover o empreendedorismo qualificado e criativo é o objetivo do Vale Incubação, que pretende favorecer a emergência de novas oportunidades de negócio e o nascimento de mais empresas, em particular nas áreas criativas, inovadoras e tecnológicas. Mais informações em http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/AAC_20-SI-2017.