CM Mangualde

Dia da Mulher com Conferência, Homenagens e Atividades ao Ar Livre


“O papel da Mulher no mundo Muçulmano” será o tema da conferência que a Câmara Municipal de Mangualde está a organizar, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A sessão realizar-se-á no dia 9 de março, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. A sessão será dirigida pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, docente da FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, durante a qual abordará a situação atual – familiar, legal, política, cultural… – da Mulher no mundo muçulmano. Nessa noite, serão ainda homenageadas, pelas 22h00, as mulheres mangualdenses, ex-docentes dos emblemáticos Colégios de S. José e de Santa Maria. Os presentes serão também brindados, pelas 22h30, com um momento musical protagonizado pelo Projeto “+ Música” da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde.

EXPOSIÇÃO “40 ANOS. 40 CARTAZES”

Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Mulheres, estará patente, de 8 a 15 de março, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição “40 anos. 40 cartazes”. O objetivo desta mostra é revisitar o trabalho da Comissão da Condição Feminina (CCF, 1975-1991), da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM, 1991-2007) e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG, 2007- ) ao longo de quatro décadas. Enquanto peças da memória coletiva, os 40 cartazes, selecionados a partir da coleção da CIG, dão-nos conta daquela que foi a intervenção, muitas vezes pioneira, em áreas estratégicas que se materializaram em conquistas que marcam a história da CIG e do Portugal Democrático. A inauguração deste mostra terá lugar, no dia 9, pelas 21h00.

DIA DA MULHER EM MOVIMENTO!

E no domingo, dia 10 de março, no Largo Dr. Couto, pelas 9h30, terá lugar uma aula de Zumba ao ar live com a colaboração do Grupo Mangualde a Mexer. Pelas 10h00 dar-se-á início a uma caminhada, de cerca de 5 Kms, pelo centro da Cidade. A participação é livre.

PROGRAMA
Dia Internacional da Mulher

Sábado, dia 9 de março
Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves
21h00 | Inauguração oficial da exposição “40 anos, 40 cartazes”, de 8 a 15 de março.
21h30 | Conferência “O papel da Mulher no mundo Muçulmano”, pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
22h00 | Homenagem a mulheres Mangualdenses
(Ex-Docentes dos emblemáticos Colégios de S. José e de Santa Maria)
22h30 | Projeto “+ Música” da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde

Domingo, dia 10 de março
Largo Dr. Couto
9h30 | Aula de Zumba ao ar live
Com a colaboração do Grupo Mangualde a Mexer
10h00 | Caminhada pelo centro da Cidade (5 KMs)