CM Mangualde

“Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”


O Município de Mangualde, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, vai dar continuidade, pelo segundo ano consecutivo, ao tema “Diferentes na vida, iguais no desporto”, através da promoção de ações de motivação para estudantes e da demonstração de modalidades desportivas adaptadas como o Karaté e o Boccia. As mesmas irão decorrer no próximo dia 7 de dezembro pelas 10h30, na Escola Secundária Felismina Alcântara.

 VAI FALAR-SE DE MOTIVAÇÃO PARA O DESPORTO,
ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS E ESPÍRITO DE EQUIPA

As ações serão dinamizadas por Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, nas quais se irão abordar os seguintes temas/conteúdos: motivação para o desporto; estilos de vida saudáveis (alimentação saudável, quebrar o sedentarismo…); e espírito de equipa. Serão dirigidas a estudantes do secundário e realizar-se-ão no Auditório da Escola Secundária Felismina Alcântara.

A demonstração de várias modalidades desportivas (Karaté, Boccia) terá início pelas 8h30 no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é “Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”.