CM Mangualde

Em Abril, Mangualde assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância


Em abril, o Município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde assinalam, à semelhança de anos anteriores, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Nesta campanha, colaboram ainda o Agrupamento de Escolas de Mangualde, a AMARTE – Associação pelo Movimento, Arte e Terapia, bem como empresas e IPSS’s do concelho. “Cuidar e proteger ajuda-nos a crescer” é o lema desta campanha.

No dia 13 de abril, sexta-feira, realizar-se-á uma caminhada solidária, estando a concentração marcada para as 10h30, no arruamento do Estádio Municipal. Segue-se, ao meio dia, a construção de um Laço Azul Humano, no Largo Dr. Couto e Escolas do 1.º ciclo das aldeias. No dia 27 de abril, será a vez das crianças do Ensino Pré-Escolar construírem o seu Laço Azul Humano.

Já nos dias 20 e 27, pelas 14h30, a peça de teatro “E se fosse consigo?”, destinada a alunos do 1.º ciclo, será apresentada na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Esta peça versa sobre o bullying e outras formas de violência.

Durante o mês de abril, as empresas aderentes são convidadas a exporem laços azuis. Esta campanha do Laço Azul começou precisamente como uma homenagem de uma avó ao seu neto vítima de maus-tratos e expandiu-se a muitos países, que usam as fitas azuis em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e de fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

PROGRAMA
Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

13 de abril
10h30 | Caminhada (concentração Arruamento Estádio Municipal)
12h00 | Construção Laço Azul Humano (Largo Dr. Couto e Escolas do 1º Ciclo nas aldeias)

27 de abril
12h00 | Construção do Laço Azul Humano com as crianças do Pré-Escolar

20 e 27 de abril
14h30 | Peça de Teatro “E se fosse contigo?” destinada a alunos do 1º ciclo
Sala Multiusos da Biblioteca Municipal

Durante o mês de abril
Exposição de laços azuis nas empresas do concelho