CM Mangualde

Ensino Musical gratuito para mais de 50 Jovens do Concelho de Mangualde


Assinado Protocolo entre a Câmara Municipal de Mangualde, a Proviseu (Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde

 

Foi assinado este sábado, dia 6 de janeiro, um protocolo com vista à dinamização da POEMa – Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde. Para João Azevedo, Presidente da autarquia mangualdense, este é um “projeto musical de referência, financiado pela União Europeia, que permitirá o ensino musical gratuito a mais de 50 alunos nos próximos dois anos, contribuindo para o seu sucesso escolar, cultural e social”.

O protocolo foi assinado pela Câmara Municipal de Mangualde, pela Proviseu – Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão – e pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde. A assinatura do protocolo decorreu antes da realização do Concerto de Ano Novo, interpretado pela Orquestra POEMa, ao qual assistiram cerca de três centenas de pessoas.

O protocolo estabelece assim que cabe à Proviseu nomear o maestro titular da Orquestra POEMa e disponibilizar professores para ministrarem as aulas, a Câmara Municipal será a responsável, nomeadamente, pelo transporte dos músicos para os ensaios e para as futuras apresentações e o Agrupamento de Escolas de Mangualde cederá as instalações e os materiais necessários para a prática musical.

Este projeto integra os músicos do Conservatório de Música de Viseu, das Bandas Filarmónicas e de outras instituições que se dedicam à música no concelho de Mangualde. A Orquestra POEMa é composta por duas formações: Orquestra de Câmara (Cordas, Sopros e Percussão) e Orquestra de Sopros (Sopros e Percussão).