CM Mangualde

Escola Gomes Eanes de Azurara falou de Poluição Ambiental | No âmbito do projeto Academi@ STEM de Mangualde


ESCOLA GOMES EANES DE AZURARA
FALOU DE POLUIÇÃO AMBIENTAL

Na passada quarta-feira, 21 de novembro, os alunos do 5º ano (turma F – do Agrupamento de Escolas de Mangualde) debateram a poluição ambiental. A ação aconteceu no âmbito da Academi@ STEM de Mangualde, na Escola Gomes Eanes de Azurara, e contou com a presença do Vereador da Educação, Rui Costa.

Durante a atividade, um debate em torno de uma temática cada vez mais presente e discutida pela sociedade, foram abordados vários tipos de poluição – da água, do ar/atmosférica, do solo e sonora, bem como as consequências que advêm desta problemática, não só, para a vida e saúde pública das populações, mas também, para a conservação da biodiversidade e para o bem-estar dos seres vivos.

Cientes de que a poluição é um dos problemas mais sérios que a Humanidade enfrenta atualmente, no final da atividade, os alunos deixaram algumas mensagens importantes para a preservação da vida no planeta.

Na sessão, os alunos “vestiram a pele” de vários agentes ligados a este sector: Comissão de moradores, ambientalistas, empresários, associações para o Desenvolvimento Económico e Social, entre outros.

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio do EduFor. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.