CM Mangualde

‘Aqui há Fantasmas!…’ Foi uma Alegre Companhia


cineteatro JUNHO 2017_BANNER 280_166

A farsa em três atos, de Jorge Sousa (pseudónimo de Henrique Santana), ‘Aconteceu no Cineteatro há 55 anos’ e é o filme destacado no mês de junho. A comédia ‘Aqui há fantasmas!…’, tida como “o maior êxito de gargalhadas”, foi exibida em Mangualde a 4 de junho de 1955. Apresentada pela Companhia do Teatro Variedades, contou com as atuações de António Silva, Costinha, Ribeirinho, Luís de Campos, Carlos Alves, Carmen Mendes, Luísa Durão, Lili Neves, Henrique Viana, Henrique Santos e Henrique Santana.

A campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’ tem como objetivo relembrar os filmes exibidos no Cineteatro de Mangualde e é promovida pela Câmara Municipal de Mangualde.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOScineteatro JUNHO 2017_CARTAZ A3

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.