CM Mangualde

Iniciativas para os mais novos promovem Igualdade de Género em Mangualde


Semana da Igualdade (1)

Com o intuito de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade de Género junto dos mais novos, o Município de Mangualde desenvolveu várias iniciativas entre os dias 23 e 27 de outubro. O objetivo era, através de uma série de atividades, fazer pensar e debater os principais desafios nesta luta, desfazendo mitos e preconceitos.

 

O ‘Atelier Crescer Igual – papéis familiares’ deu o arranque à Semana da Igualdade. Com uma sessão de sensibilização para a importância das questões da igualdade de género e de oportunidades, realizou-se no dia 23 junto de alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do concelho.

No dia seguinte, o teatro ‘Mariana em Mundo Igual’ esteve em destaque. Trouxe até ao Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves todos os alunos do 4.º ano do concelho de Mangualde. A peça, baseada no livro homónimo escrito por Mariana Monteiro e Narciso Moreira, da Betweien, permitiu debater de uma forma interativa os principais desafios inerentes à luta pela igualdade de género, dando exemplos de casos de discriminação entre meninas e meninos, desfazendo muitos preconceitos.Semana da Igualdade (2)

Durante toda a semana, pode ainda ser visitada, no átrio da Câmara Municipal de Mangualde, a Exposição “A Igualdade Vista pelas Crianças”, uma mostra dos trabalhos das crianças que já foram alvo das sessões dos anos transatos promovidas pela ACCIG- 2015/2016.

Os diferentes momentos foram promovidos pela Câmara Municipal em parceria com a ACCIG – Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, a Rede Social de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.