CM Mangualde

Investigação sobre Bandas Filarmónicas une Câmara de Mangualde e Universidade de Aveiro


BandaMangualde_SociedadeFilLuzVida_v2

A Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com a Universidade de Aveiro, estão a apoiar a realização de um projeto de investigação sobre as Bandas Filarmónicas no concelho de Mangualde. O projeto “A Nossa Música, O Nosso Mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018)” é do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O objetivo é mapear e estudar o associativismo musical ligado às bandas filarmónicas, orfeões, coros e outras manifestações artísticas coletivas em Portugal.

 

No âmbito do projeto, liderado por Rosário Pestana, Professora da Universidade de Aveiro, estão a ser digitalizados os acervos das bandas filarmónicas do concelho de Mangualde. Tendo como critério de análise a data de fundação, foram já digitalizadas várias obras do arquivo da Sociedade Filarmónica Lobelhense, em parceria com o Arquivo Municipal. A investigação vai ainda incidir sobre a Festa da Nª Sr.ª do Castelo, entre outras festividades do concelho, encontros de bandas e outros acontecimentos, onde serão feitas recolhas de dados no terreno.

 

Neste âmbito, foi já apresentada uma comunicação na I Conferência Internacional de Musicólogos e Etnomusicólogos, realizada na Universidade de Tor Vergata (Roma), no passado dia 27 e 28 de abril, com o título “António Abrantes Almeida: Maestro da Banda de Abrunhosa do Mato”.