CM Mangualde

Em Mangualde, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou: Redução de Portagens para Empresas do Interior


Ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou:
REDUÇÃO DE PORTAGENS PARA EMPRESAS DO INTERIOR
GOVERNO PREVÊ QUE AS EMPRESAS PODERÃO POUPAR CERCA DE 12 MILHÕES DE EUROS

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta manhã em Mangualde a redução de portagens para o transporte de mercadorias nas antigas SCUTs e um desconto adicional de 25% para as empresas dos territórios de baixa densidade. O Ministro falava durante a sessão pública de apresentação do novo regime de portagens no interior, uma medida inscrita no Orçamento de 2019, onde esteve também presente o autarca de Mangualde, João Azevedo.

Pedro Marques anunciou que, a partir de hoje (4 de janeiro), as empresas já podem apresentar o seu pedido ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para terem acesso ao desconto adicional de 25%. “Durante os primeiros três meses de implementação da medida, podem fazer o requerimento e beneficiar retroativamente do apoio, a partir de 01 de janeiro”, clarificou. De acordo com o Ministro são 240 mil as empresas sediadas no interior e que vão poder candidatar-se a este regime de descontos através do IMT, para além de todas as outras empresas que não estejam no interior, mas que podem candidatar-se ao regime geral de descontos.

Para que uma empresa seja elegível para o regime alargado não basta estar sediada num território de baixa densidade. As empresas vão ter que atestar que têm pelo menos 50% dos seus trabalhadores a residir naqueles territórios, que têm a situação contributiva e fiscal regularizada e entregar a documentação habitual de identificação da empresa.

A medida está integrada no Programa de Valorização do Interior e tem como objetivo concreto fixar emprego na baixa densidade. “Os cidadãos beneficiarão indiretamente, espero eu, com a fixação de mais emprego e a criação de mais oportunidades”, afirmou o Ministro durante a sessão.

DESCONTOS NAS PORTAGENS DE SETE AUTOESTRADAS DO INTERIOR  NA ORDEM DE 17% A 64% PARA AS EMPRESAS

O novo regime de portagens no interior já tinha sido apresentado em julho do ano passado e entrou em vigor no dia 1 de janeiro deste ano. É um regime que prevê descontos entre os 30% e os 50% para veículos de mercadorias nas antigas autoestradas sem custos do interior, com um adicional de 25% de descontos para as empresas sediadas em territórios de baixa densidade. À noite, o adicional do desconto é maior. Pedro Marques sublinhou que, comparativamente ao preço das portagens antes de 2016, “essa redução, para a utilização no período noturno, pode chegar a 80%”, o que considera “uma boa razão” para que as empresas se fixem nos territórios de baixa densidade.

Assim, por um lado, o regime-base aplica-se a todos os pesados de mercadorias que circulam nas sete autoestradas abrangidas e prevê descontos de 17% durante o dia e 28% à noite. Por outro lado, o regime alargado abrange os ligeiros e pesados de mercadorias, mas apenas de empresas sediadas em territórios de baixa densidade e aqui o desconto é de 47% durante o dia e 64% no período noturno.

Com estas medidas, o Governo acredita que as empresas poderão poupar cerca de 12 milhões de euros. “São valores muito significativos que podem apoiar a utilização das autoestradas do interior e o transporte de mercadorias produzidas no interior ou para o interior e muito em particular fomentar as empresas a decidir fixar-se no interior, que é o objetivo político”, considerou Pedro Marques.

 





Mais Notícias

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2024

    Orquestra POEMa lança CD para assinala - Ler mais

  • 31 Janeiro, 2024

    Entrudo secular de Quintela de Azurara - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2024

    Mais de 1,5 milhão de euros investidos - Ler mais

  • 25 Janeiro, 2024

    Município quer aplicar nas cantinas es - Ler mais

  • 25 Janeiro, 2024

    “Manhãs Sénior” abre “Dias de F - Ler mais

  • 23 Janeiro, 2024

    Mangualde transfere para as freguesias - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2024

    Concluído o restauro do altar-mor da I - Ler mais