CM Mangualde

Moimenta Maceira Dão


 

História

 

Situada entre os rios Dão e Mondego, a freguesia de Moimenta Maceira Dão dista cerca de 5 quilómetros da sede do concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, e tem, a poucos quilómetros de distância, a imponente Serra da Estrela. O seu orago é Nossa Senhora das Neves, celebrada anualmente no dia 5 de agosto.
O topónimo da freguesia é composto por três elementos, sendo necessário decompô-los para melhor compreender o seu significado; assim, o primeiro elemento do composto, “Moimenta”, deriva do latim “monumenta”, fazendo referência a “monumento”; o segundo elemento toponímico “Maceira”, poderá ter o significado de “macieira”, a árvore de fruto, o que não seria de estranhar dada a fertilidade destes terrenos de policultura; o terceiro elemento é designativo da localização da freguesia, na região do Dão, assim designada pela passagem do rio Dão. No entanto, Moimenta seria a designação original desta povoação que terá “herdado” os restantes elementos do seu composto, pela relação eclesiástica que teve com o Real Mosteiro de Maceira Dão.

O povoamento inicial do território da freguesia deverá remontar a épocas castrejas, pelo menos a julgar pelos vestígios descobertos nas povoações circunscritas. O território da atual freguesia de Moimenta de Maceira Dão incluía-se no antigo concelho de Azurara da Beira que ocupou, até ao século XVIII, as férteis terras que ligam a margem esquerda do rio Dão à margem direita do Mondego.

A Igreja Paroquial de Moimenta de Maceira Dão, dedicada a Nossa Senhora das Neves, faz parte do património cultural e edificado da freguesia.

Moimenta de Maceira Dão foi um curato da apresentação do Real Mosteiro de Maceira Dão, construído a meados de 1173, no antigo concelho de Azurara, quando D.Afonso Henriques concedeu carta de couto.

A nível económico, Moimenta de Maceira Dão caracteriza-se como uma freguesia essencialmente rural, apesar de atualmente estarem a ser desenvolvidas inúmeras atividades de desenvolvimento. O solo proporciona uma agricultura que ultrapassou os limites da subsistência, sendo atualmente uma atividade económica de grande importância para a freguesia, assim como a vitivinicultura, a fruticultura e a pastorícia; o comércio e os serviços fazem também parte da vida económica da população, porém, é a agricultura a base da economia local. Há também na freguesia quem se dedique à tapeçaria artesanal, alguns nos tempos livres, outros porém, a tempo inteiro, mantendo assim viva a memória e as tradições do seu povo.

 

Heráldica

 

Brasão

braso_moimentaEscudo de azul.

Coroa mural de prata de três torres.
Listel branco, com a legenda a negro: “Moimenta de Maceira Dão”.

Torre sineira de prata, lavrada e aberta de negro. Representa a igreja de Moimenta de Maceira Dão, a monumentalidade da freguesia e religiosidade dos seus habitantes.

Nos flancos, dois ramos de oliveira de ouro, frutados de negro, com os pés passados em aspa. Representam a agricultura, atividade económica principal da freguesia, e em particular a olivicultura.

Em chefe e nos cantões, dois cristais de gelo.

Representam o orago, Nossa Senhora das Neves, e a Serra da Estrela, a poucos quilómetros da freguesia.

Bandeira

bandeira_moimenta

Branca. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

 

 

Selo

selo_moimentaNos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Moimenta de Maceira Dão – Mangualde”.

 

 

 

Caraterização da Freguesia

 

Atividades Económicas:

Agricultura
Pequena Indústria

Festas e Romarias:

Nossa Senhora das Neves (5 de agosto)

Património:

Igreja Paroquial
Campas Antropomórficas

Artesanato:

Tapetes Arraiolos

Coletividades:

Moimenta do Dão F. C
Centro Social Cultural D. D. do Amb. e Patrim. de Moimenta de Maceira Dão
Irmandade Nossa Senhora das Neves

Infraestruturas:

1 Campo de Futebol
1 Polidesportivo
Parque Infantil

Orago:

Nossa Senhora das Neves

Contactos União das Freguesias Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato

Presidente: Rui Coelho
Rua Nossa Sra. Neves
3530-310 Moimenta de Maceira Dão