CM Mangualde

Protecção Civil de Mangualde alerta para Tempo Propício a Incêndio Rural


banner_protcivil_V4

A Proteção Civil de Mangualde alerta para as condições climatéricas que se farão sentir nos próximos dias. Tempo seco, baixos índices de humidade relativa e vento forte são propícios à ocorrência de incêndios rurais. O alerta veio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e contempla todo o distrito de Viseu.

Segundo o comunicado emitido pelo IPMA, ‘a situação é muito favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso venham a verificar-se, podem evoluir com grande rapidez de propagação e enorme dimensão, uma vez que ainda há grande quantidade de material lenhoso acumulado nos espaços florestais’.

O risco de incêndio exige que todos adoptem medidas preventivas, nomeadamente ‘através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis’, diz ainda o mesmo comunicado.

O IPMA alerta para as seguintes proibições:

– Realizar queimadas ou fogueiras;
– Utilizar equipamentos de queima e de combustão;
– Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou vias circundantes;
– Proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlhas.

AINDA NO SEGUIMENTO DOS INCÊNDIOS DO PASSADO DIA 15 DE OUTUBRO, A DIREÇÃO-GERAL DE SAÚDE E A ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE COMUNICAM AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:

O QUE FAZER APÓS UM INCÊNDIO?

As recomendações, feitas pela Administração Regional de Saúde em conjunto com a Direção-Geral de Saúde, dizem respeito à água, aos resíduos urbanos (lixo doméstico) e aos cuidados a ter a nível individual, familiar e comunitário.

Na sequência dos incêndios que assolaram o território mangualdense e tendo em conta o clima que permanece quente e seco, a Câmara Municipal reitera algumas atitudes e comportamentos que devem continuar a ser tomados após os incêndios. Além da interajuda, recomenda-se especial atenção a crianças, idosos, doentes crónicos, acamados e/ou imobilizados, habitantes isolados, trabalhadores expostos ao sol e animais.

As recomendações, feitas pela Administração Regional de Saúde em conjunto com a Direção-Geral de Saúde e que o Município de Mangualde pretende reforçar junto dos habitantes do concelho, dividem-se em vários aspetos: água, resíduos urbanos (lixo doméstico) e cuidados a ter a nível individual, familiar e comunitário.

Ao nível da água, recomenda-se o uso de água engarrafada para a ingestão ou água da rede pública. Os alimentos consumidos crus devem ser preparados com água desinfetada com cloro (duas gotas de lixívia por litro de água). A água proveniente de poços, tanques e ribeiras apenas deve ser utilizada para rega e lavagens. A água oriunda de poços e furos só deve ser consumida após aconselhamento do delegado de saúde e/ou de análises à qualidade da água.

O lixo doméstico deve ser devidamente acondicionado em sacos e contentores bem fechados.

É também sugerido aos munícipes que aumentem o consumo de água e de alimentos ricos em água, se permanecerem as temperaturas elevadas. Devem evitar-se as atividades de maior esforço físico nestas alturas,

A medicação tomada diariamente deve ser mantida em locais frescos, e nunca deve ser consumido qualquer medicamente sem indicação médica. Os vizinhos são um importante pilar de apoio em caso de solidão e/ou de necessidade de auxílio. Em caso de emergência deve contactar-se o 112 ou a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), disponíveis 24 horas por dia.

Também o Centro de Saúde de Mangualde se encontra em condições de prestar apoio continuado à população atingidas pelos incêndios. É aqui que se deve dirigir quem necessitar, nomeadamente, de apoio psicológico. Esta é uma época em que é importante cuidar de cada um. É importante respeitar o tempo e o espaço do outro, uma vez que nem todos vivem estes momentos da mesma forma.