CM Mangualde

Representação de Conto de Natal encanta Miúdos e Graúdos – Iniciativa Dinamizada pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves


OFatodoPaiNatal01

Para assinalar a época natalícia, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, através dos projetos “Livros Sobre Rodas” e “Biblioteca para Avós”, tem levado até aos mangualdenses a representação de um conto de Natal de Gillian Roberts, intitulado “O Fato do Pai Natal”.

Nesta peça, em que o Pai Natal passa por momentos dramáticos, porém divertidos, ao verificar que o seu fato de Pai Natal está muito gasto e estragado, os mais pequenos poderão descobrir se o seu amigo das barbas brancas encontrará ou não um fato novo a tempo do Natal.

Nos dias 4, 6 e 7, as crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo foram recebidas no Auditório da Biblioteca Municipal. Nos dias 11 e 12, pelas 10h00, este conto é levado até à tenda de Natal, montada em frente ao edifício da Câmara Municipal de Mangualde. Entre os dias 5 e 14, a Biblioteca Municipal leva “O Fato do Pai Natal” até todos os Lares e Centros de Dia do concelho, de forma a festejar o Natal junto de todos os avós.

PROMOÇÃO DA LEITURA JUNTO DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO CONCELHO

O projeto itinerante “Livros Sobre Rodas” é um projeto de promoção da leitura dirigido às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho. É desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal desde alguns anos a esta parte e carateriza-se pela itinerância de contos e livros por Mangualde e pela visita programada de todas as crianças do concelho à Biblioteca Municipal. O objetivo é iniciar a sua formação enquanto leitores e utilizadores destes serviços e promover o livro e a leitura, no âmbito de uma perspetiva lúdica, junto de todas as crianças, contribuindo assim para o seu crescimento enquanto leitores e cidadãos com níveis satisfatórios de literacia. O projeto é anual, sempre renovado, e acompanha o ciclo de cada ano letivo.

LEITURA PARA OS MIÚDOS… MAS TAMBÉM PARA OS GRAÚDOS!

 A “Biblioteca para Avós” é um projeto itinerante, inserido na Rede Social, dinamizado pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em parceria com todas as IPSS’s do concelho. Este projeto pretende promover o livro e a leitura junto dos mais velhos, mas sobretudo ajudar a combater o isolamento e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos intervenientes. A iniciativa tem ainda como objetivo a promoção do envelhecimento ativo, combater a solidão e desenvolver ou manter as capacidades cognitivas ativas das/os mais idosas/os.