CM Mangualde

Várias ações de 19 a 30 de novembro – Mangualde sensibiliza para a eliminação da Violência contra as Mulheres


DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CELEBRA-SE TODOS OS ANOS A 25 DE NOVEMBRO

 

De 19 a 30 de novembro, Mangualde assinala o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, promovendo um conjunto de atividades dirigidas a diferentes públicos. O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro e Mangualde não podia ficar à margem desta data.

Começou no passado dia 23, com a sessão de sensibilização “Eliminação da Violência contra as Mulheres” que decorreu nas instalações do CIDEM. O início da sessão contou com a interpretação de um bailado de homenagem a todas as mulheres vítimas de violência, pondo em evidência as múltiplas discriminações a que as mesmas estão expostas. Este momento cultural e social foi desenvolvido pela AMARTE.

Seguiu-se uma ação de informação/sensibilização com debate que teve como objetivos chamar a atenção para a urgência da eliminação da violência de gênero, educar os jovens para a promoção de relações de intimidade saudáveis e mobilizar a sociedade, proferida por Carla Santos, coordenadora do NAVVD, Diretora técnica do Centro de Acolhimento de Emergência de Viseu e Técnica de Apoio à Vítima. O momento contou ainda com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho.

EXPOSIÇÃO PARA ALERTAR A SOCIEDADE PARA OS VÁRIOS CASOS DE VIOLÊNCIA

Paralelamente está em exposição de 19 a 30 de novembro, no átrio da Câmara Municipal, vários trabalhos que pretendem alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.