CM Mangualde

Venham participar no Espetáculo “O Pequeno Grande Polegar”


Imagem_pequenograndepolegar

A Câmara Municipal de Mangualde lança o desafio a toda a comunidade e associações locais que se queiram juntar ao espetáculo “O pequeno grande polegar” do Trigo Limpo Teatro ACERT.  Trata-se de um engenho cénico de grandes dimensões que habita uma semana em cada localidade, ganhando as dimensões humanas e artísticas de quem lhe dá vida. Um espetáculo teatral de rua com uma componente de integração da comunidade de cada local onde é apresentado. O espetáculo será exibido no dia 1 de julho, pelas 21h30, no Largo Dr. Couto.

Todos os interessados deverão fazer a sua inscrição em www.cmmangualde.pt, indicando a sua disponibilidade (opção 1: participantes que só podem ensaiar em período pós-laboral – após as 20h. e opção 2: participantes que podem ensaiar nos períodos da tarde e noite (14h30 às 18h30 e 20h às 23h)). No dia 6 de junho, às 21h00, vai realizar-se uma sessão de esclarecimento na Câmara Municipal de Mangualde. De 26 a 30 de junho vão realizar-se oficinas de formação teatral e ensaios para que todos se preparem para interpretar os personagens que representarão no espetáculo.

 O SONHO DE UM MENINO DE VERDADE

A história de “O pequeno grande polegar” é o sonho de um menino de verdade e o espaço onde uma pequena-grande criança, a marioneta gigante deste espetáculo, muda a vida de uma comunidade, devolvendo-lhe os sonhos, a esperança e o futuro. O menino de verdade descobre a sua vocação para a leitura e a escrita, percebendo que descobri-la é abrir as comportas para o infinito de todos os mundos, possíveis e impossíveis, e até para a transformação do mundo de todos os dias. Adormecendo embalado com um livro, o menino sonha. Numa aldeia onde há muito não nascem crianças, uma gravidez pouco convencional torna-se símbolo de todas as esperanças. A aldeia está ameaçada. Uma voz sem rasto, e ainda assim autoritária, anuncia aos habitantes que a sua terra iria acabar por já não nascerem crianças há muito e, quando todos se preparavam para abandonar a sua terra, uma criança nasce, enfim. Qual Polegarzinho, anuncia-se minúscula, mas nós sabemo-la (e vemo-la) grande, gigante, do tamanho de todos os sonhos. Será ela a responsável por despertar vontades que se julgavam abandonadas, recusando a apatia prometida pelo comércio de sonhos vãos e caminhando em direção ao futuro e à vida, ao tempo onde se falha para melhor acertar, não sem antes exigir para os seus o mais pequeno dos direitos básicos, o direito de sorrir e com vontade.

Desde a sua formação, em 1976, o Trigo Limpo teatro Acert tem vindo a afirmar-se como uma companhia teatral apostada na descoberta de interceções entre as distintas linguagens artísticas e do espetáculo, como forma de potenciar uma intervenção teatral experimental, consequente, criativa e socialmente integrada numa intervenção cultural comunitária.

DOWNLOADS

– Ficha de Inscrição – Espetáculo “O Pequeno Grande Polegar”.pdf ;