CM Mangualde

Protocolo Orquestra POEMa renovado


Município de Mangualde, Proviseu e Agrupamento de Escolas Dão continuidade ao Projeto.

 

O Município de Mangualde, a PROVISEU/Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Mangualde celebraram, no passado dia 5 de fevereiro, na Casa da Música e das Artes, a renovação do protocolo que dá continuidade ao projeto da Orquestra POEMa, nascido em 2013. Para o efeito estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, o Presidente da PROVISEU, António Rainho, o Vereador da Educação, Rui Costa, e o Diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu, José Carlos Sousa.

 A assinatura do Protocolo decorreu na Casa da Música e das Artes, o novo espaço preparado pela autarquia de Mangualde para acolher as aulas/ensaios da Orquestra POEMa, bem como dos outros Projetos Musicais que apoia, como é o caso do Ensino Especializado da Música no 1º Ciclo (Poeminha) e da Orquestra Juvenil + Música do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

O momento contou com a apresentação de duas peças musicais pelos alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música no 1º Ciclo, e que serão futuros músicos na Orquestra POEMa.

O Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, declarou que a Orquestra POEMa é um projeto que considera de extrema importância municipal, quer pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos que nos deve orgulhar, quer por toda a sua envolvência, referindo-se concretamente às nossas Bandas Filarmónicas, que são muitas vezes, o polo mais relevante da atividade cultural. Salientou, ainda, que: «é um trabalho que pretendemos continuar a fazer e que muito nos motiva e nos entusiasma. Temos coletividades, temos recursos humanos e temos com este projeto a oportunidade de continuar a trabalhar num nível de excelência. Isto faz-se porque temos da parte dos nossos parceiros os melhores exemplos – a Proviseu através do Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, e por isso há razões para olharmos para o futuro com confiança e com a certeza que estamos a trabalhar em prol da cultura, mas também na transmissão de valores e de rigor».

O Presidente da PROVISEU e o Diretor do Conservatório Regional Dr. Azeredo Perdigão sublinharam que o Município de Mangualde se destaca no ensino da música, através destes projetos exemplares e únicos na região, assumindo-se como grande impulsionador no desenvolvimento de músicos com elevado nível de formação e com competências que lhes permitirão obter ótimos níveis de sucesso escolar.

O projeto  da Orquestra POEMa é composto por duas formações: Orquestra de Sopros que compreende os instrumentos: Flautim, Flauta – Transversal, Oboé, Corne-Inglês, Fagote Clarinete em Mib (requinta); Clarinete em Sib, Clarinete Baixo, Clarinete Alto, Saxofone Tenor, Saxofone Barítono, Trompa, Trompete, Trombone, Trombone Baixo Eufónico (Bombardino), Tuba; Violoncelo, Contrabaixo de Cordas e Percussão,  e Orquestra de Câmara comporta por, Violino, Viola D`arco, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé, Fagote, Trompa, Trompete, e Percussão.

Os intervenientes do projeto são elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde e alunos/ ex-alunos do Ensino Articulado da Música de Mangualde e do Conservatório Regional de Música José Azeredo Perdigão, de Viseu. O trabalho de naipe da Orquestra POEMa é orientado pelos Professores de Música do Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu, estando a Direção Musical a cargo do Professor/Maestro Tiago Correia.

 





Mais Notícias

  • 1 Março, 2017

    ‘A Provinciana’ uma Obra Prima Ital - Ler mais

  • 27 Fevereiro, 2017

    Lançamento das Atas da VIII Mesa Redon - Ler mais

  • 24 Fevereiro, 2017

    Carnaval: Mangualde vestiu-se de Cor e - Ler mais

  • 24 Fevereiro, 2017

    Venham dar a Volta ao Concelho a Nadar - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2017

    ‘A Importância de se chamar Ernesto - Ler mais

  • 22 Fevereiro, 2017

    Arranque das Obras de Requalificação - Ler mais

  • 22 Fevereiro, 2017

    Alunos Mangualde aprendem a navegar na - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2017

    Mangualde acolhe novos Cursos de Apicul - Ler mais

  • 20 Fevereiro, 2017

    Tourism Train Experiences passou por Ma - Ler mais

  • 17 Fevereiro, 2017

    ‘A Revolta dos Cossacos’ altamente - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2017

    Concurso de Ideias de Negócio procura - Ler mais

  • 14 Fevereiro, 2017

    Aula Aberta de Hidroginástica - Ler mais

  • 14 Fevereiro, 2017

    “Tourism Train Experiences” este an - Ler mais

  • 13 Fevereiro, 2017

    400 Pessoas participaram no III Alcafac - Ler mais

  • 13 Fevereiro, 2017

    A Nossa Sociedade de Informação ficou - Ler mais