CM Mangualde

Academi@ STEM Mangualde organizou várias sessões: “Astronomia ao Vivo” e “A Noite do Vampiro”


Os alunos puderam ‘viajar’ pelo universo, pelo sistema solar e assistir ao filme que conta a história de um vampiro que se tornou vegetariano

 

A Academi@ STEM Mangualde realizou, esta semana, várias sessões. Os alunos do 7.º ano da Escola Gomes Eanes de Azurara, no total de mais de 150, assistiram à sessão de “Astronomia ao Vivo” – No Hemispherium Viajante onde puderam contemplar algumas das mais belas paisagens do Universo, viajar pelo Sistema Solar, explorar a Estação Espacial Internacional, descobrir o que estará visível no céu noturno e aprender conceitos de astronomia.

Realizaram-se ainda várias sessões para cerca de 120 alunos do 3.º ano da Escola Ana de Castro Osório, onde estes assistiram ao filme “A noite do Vampiro” – este filme conta a história caricata de um vampiro que se tornou vegetariano. Tudo por causa de um eclipse total do sol, que fez também com que decidisse aprender astronomia. A exploração do filme permite uma abordagem à astronomia no âmbito do Estudo do Meio e das Ciências Naturais.

HEMISPHERIUM VIAJANTE

O Hemispherium Viajante é uma sala de cinema especial.  Ali podem ser visionados filmes sentados ou deitados, uma vez que a projeção é hemisférica, ou seja, os filmes são projetados a 360º num teto em formato de cúpula. Alguns dos filmes incluem, além da projeção, dinâmicas de grupo e atividades complementares relacionas com cada tema. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, sendo uma entidade de promoção da cultura científica da Região Centro, considera que a ciência não deve limitar-se ao espaço existente em Coimbra, mas sim alargar o seu âmbito territorial levando a ciência aos locais onde estão as pessoas.

ACADEMI@ STEM

A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente do Centro de Formação EduFor, da Direção-Geral de Educação, da Patinter S.A., da CBI – Indústria de Vestuário, SA., da Mangual Técnica – Indústria Metalomecânica Lda, e da SalivaTec – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.





Mais Notícias


  • 27 Janeiro, 2020

    Carnaval com Tradição Secular volta a an - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2020

    Protocolo entre o Município de Mangualde - Ler mais

  • 15 Janeiro, 2020

    Apoios para Agricultores afetados pelas de - Ler mais

  • 14 Janeiro, 2020

    Requalificação do Largo das Carvalhas e - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2020

    Mais de Mil Pessoas assistiram ao “HardM - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2020

    Mangualde aposta na Formação de Ativos E - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2020

    Pinheiro de Natal replantado esta manhã n - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2020

    Mostra de Pintura de Leonor Correia e Jorg - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2020

    Mangualde acolhe Mostra sobre Alterações - Ler mais

  • 8 Janeiro, 2020

    26ª Edição do “HardMetalFest Manguald - Ler mais

  • 7 Janeiro, 2020

    Distrito de Viseu tem um novo Comandante d - Ler mais

  • 6 Janeiro, 2020

    Casa Cheia para assistir a Concerto de Ano - Ler mais

  • 3 Janeiro, 2020

    Em mais um “Sextas da Lua”, o Teatro d - Ler mais

  • 18 Dezembro, 2019

    Casa Cheia para assistir “A Velha Casa d - Ler mais

  • 18 Dezembro, 2019

    “Árvore dos Valores” dá mais sentido - Ler mais