CM Mangualde

Academi@ STEM Mangualde participou no Encontro Regional “ALGARMAT 22”


Destacou as atividades desenvolvidas para os vários anos de escolaridade e os recursos digitais e tecnológicos inovadores utilizados.

 

 No passado dia 10 de setembro, a Academi@ STEM Mangualde esteve presente no evento “ALGARMAT 22 – Inovação e o Digital na Aprendizagem da Matemática”. Esta iniciativa, promovida pelo Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática e pelo Agrupamento de Escolas de Silves, decorreu na Escola Básica João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, e contou com a dinamização de uma sessão plenária, onde foram apresentadas as atividades implementas pela Academi@.

As professoras Cristina Ligeiro, de Matemática, Filomena Monteiro, de Física-Química e Paula Loureiro, de Ciências Naturais, do Agrupamento de Escolas de Mangualde e o Consultor Externo da Academi@, João Fernandes, dinamizaram uma sessão plenária na qual apresentaram o modelo organizacional e de trabalho da Academi@ STEM Mangualde, bem como alguns exemplos de atividades já implementadas, do pré-escolar ao 9ºano de escolaridade.

Das atividades apresentadas destacou-se com maior pormenor “À descoberta dos fundos oceânicos”.  Uma iniciativa desenvolvida para o 7ºano que recorre a diversas ferramentas digitais como o Google Earth e o Geogebra, desenvolvida em coadjuvação de professores, onde os alunos, em grupos de trabalho colaborativo, se organizam para a resolução do guião proposto. Esta atividade procura atender à aprendizagem centrada no aluno, que se objetivou, também, através do recurso à metodologia de desemprenho de papéis/debate em torno de uma questão-problema. O objetivo é que os alunos adquiram aprendizagens de Matemática, Físico-Química e Ciências Naturais, de forma articulada e desenvolvam competências do PASEO definidas para esta atividade.

Durante o evento, deu-se destaque à forma como a Academi@ desenvolve e planifica estas atividades, aos documentos colaborativos de trabalho utilizados e os recursos digitais e tecnológicos inovadores mobilizados na preparação de contextos de aprendizagem diferenciadores.

As professoras destacaram ainda o apoio que têm por parte da equipa no trabalho de desenvolvimento curricular, para a planificação e implementação de todas as atividades que produzem de forma colaborativa e salientaram, também, a importância da formação e reflexão contínua que têm vindo a realizar no âmbito da Academi@ STEM, com o intuito de melhorar as aprendizagens dos alunos e a sua motivação para a escola.

 

Numa apresentação de quase duas horas, o feedback da plateia revelou-se bastante positivo. Em vários momentos da exposição, foi notória a forma como os participantes se identificaram com alguns dos problemas sentidos, e também com as soluções que foram encontradas pela Academi@, nomeadamente, ao nível da articulação curricular horizontal e vertical conseguida nas três disciplinas STEM, para todo o 3º ciclo.

 

No final, o trabalho que a Academi@ tem vindo a desenvolver foi reconhecido e elogiado. Foi ainda dado destaque à forma entusiástica com que as Professoras e Consultor partilharam a sua experiência e como acreditam nesta metodologia de trabalho e de ensino.

 





Mais Notícias

  • 14 Setembro, 2022

    Mangualde Promove Visita Guiada à Ermi - Ler mais

  • 14 Setembro, 2022

    Mangualde Reuniu com Ministro do Ambien - Ler mais

  • 13 Setembro, 2022

    Projeto “Pé ante Pé” decorre em M - Ler mais

  • 13 Setembro, 2022

    Academi@ STEM Mangualde participou no E - Ler mais

  • 12 Setembro, 2022

    Espetáculo “Altamente” regressa a - Ler mais

  • 8 Setembro, 2022

    Mais de Mil Pessoas assistiram ao Mangu - Ler mais

  • 2 Setembro, 2022

    Ação de Formação sobre “Sistemas - Ler mais

  • 2 Setembro, 2022

    Autarquia reforça apoio às Bandas Fil - Ler mais

  • 26 Agosto, 2022

    Comunicado - Ler mais

  • 26 Agosto, 2022

    Moda volta a ser protagonista no «MANG - Ler mais

  • 25 Agosto, 2022

    Quintela de Azurara assinou a adesão - Ler mais

  • 24 Agosto, 2022

    XXII Concentração Motard de Mangualde - Ler mais

  • 23 Agosto, 2022

    Primeiro Parque Infantil da Freguesia d - Ler mais

  • 4 Agosto, 2022

    Autarquia de Mangualde reforça Campanh - Ler mais

  • 3 Agosto, 2022

    Projeto “Comunidade de Energia Renov - Ler mais