CM Mangualde

“Aconteceu no Cineteatro há 57 anos” | Mangualde recebeu o Popular Conjunto de Variedades “Os Alegres de Lisboa”


Mangualde recebeu o Popular Conjunto de Variedades 

“Os Alegres de Lisboa”

Espetáculo decorreu a 1 de agosto de 1962, no Cineteatro de Mangualde

 A 1 de agosto de 1962, Mangualde assistiu à atuação do Popular Conjunto de Variedades “Os Alegres de Lisboa”, com um elenco composto pelos atores: Anabela e Ernesto Torres, nos papéis principais, e também composto por Judite Pinto, Manuel Alfredo, Gabriela Maria e Adriano Rocha.

O espetáculo contou com a grande atração afro-brasileira Maria Luísa Boulanger, nos seus ritmos modernos, como Sambas, Mambus e Boleros, e ainda com os acompanhamentos pela distinta pianista da Emissora Nacional, Maria Célia Soares, detentora de diversos êxitos na Rádio de Paris.

Sob a direção artística de E. Torres, o espetáculo contou com os solos de guitarra de J. Pinto e montagem de M. Alfredo, tendo sido composto por fados, canções, várias rábulas e números de revista. Um espetáculo próprio para famílias, moderno mas moral.

Através do Arquivo Municipal de Mangualde têm vindo a ser divulgados cartazes relativos a antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Esta campanha, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, visa relançar o Cineteatro de Mangualde, bem como, relembrar os mangualdenses que, ao longo de várias décadas, neste espaço cultural múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e foram também projetados excelentes filmes.

Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, a campanha pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.