CM Mangualde

“Aconteceu no Cineteatro há 59 Anos” – Mangualde recebeu “Os Audaciosos”


Espetáculo decorreu a 15 de setembro de 1960, no Cineteatro de Mangualde

 

A 15 de setembro de 1960, Mangualde assistiu a um filme de Stanley Kramer, “Os Audaciosos”. A obra retrata a história de dois prisioneiros fugitivos, um negro e o outro branco, que acorrentados um ao outro tentam escapar dos seus perseguidores e vencer a luta contra o ódio racial que os devora. Com um elenco composto pelos atores ilustres da época, Tony Curtis e Stanley Kramer, revelou-se um êxito de bilheteiras.

Através do Arquivo Municipal de Mangualde têm vindo a ser divulgados cartazes relativos a antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Esta campanha, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, visa relançar o Cineteatro de Mangualde, bem como, relembrar os mangualdenses que, ao longo de várias décadas, neste espaço cultural múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e foram também projetados excelentes filmes.

Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, a campanha pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.