CM Mangualde

‘Aconteceu no Cineteatro há 60 anos’ – Os Orgulhosos


Depois de ter conquistado o prémio internacional da Bienal de Veneza, o filme ‘Os Orgulhosos’ ‘Aconteceu no Cineteatro há 60 anos’ e é hoje relembrado pela Câmara Municipal de Mangualde. Filmado num porto estranho do Golfo do México, trata-se um espetáculo digno e altamente emotivo, onde o verdadeiro cinema e um romance apaixonante se entrelaçam da melhor forma possível. Um amor entre personagens excecionais e em circunstâncias não menos excecionais. Uma mulher desamparada procura um sentido para a sua vida e encontra-o num médico alcoólico e possuidor de um complexo de inaptidão. O assunto, vigoroso, humano, real e diário. Uma realização de Yves Allégret, superiormente interpretado por Michèle Morgan e Gérard Philipe, foi originalmente exibida em Mangualde no dia 28 de outubro de 1956.

A campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’ continua a ser promovida semanalmente pela autarquia mangualdense.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.

 





Mais Notícias