CM Mangualde

“Amentar das Almas” em Mangualde | Previsões Meteorológicas ditam Alteração de Local e Horário


Tradição secular decorrerá no dia 9 de abril, amanhã, pelas 19h00, no Interior da Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

Devido às previsões meteorológicas para amanhã, sábado, dia 9 de abril, o “Amentar das Almas” decorrerá no interior da Igreja do Complexo Paroquial, pelas 19h00. A iniciativa de cantares no âmbito da Quaresma, associada à Páscoa, contará com um espetáculo cénico com a participação do Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, de Mangualde e da TEIA – Teatro Experimental Intervenção Alvarim, de Tondela.

A tradição do “Amentar das Almas” consiste em orações cantadas em louvor dos que já morreram.  Uma tradição secular, também conhecida como “encomendação das almas” que surgiu após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento, a existência do Purgatório.

Na década de 50 ainda era habitual, em muitas aldeias das Terras de Azurara e Tavares, fazer-se o “Amentar das almas”, tradição agora recuperada pelo Município de Mangualde, em colaboração com Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara.

As celebrações são uma organização do Centro Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Paróquia de Mangualde, da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, do Grupo Funerário de Mangualde, Agência Funerária Pais e Agência Funerária Ferraz e Alfredo.

Com esta iniciativa, o Município de Mangualde pretende preservar as tradições do concelho, envolvendo a comunidade em todas as dinâmicas.





Mais Notícias