CM Mangualde

As Crianças dormiram com os Livros


No passado fim de semana (6 e 7 de abril), a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, foi palco da ação “Dormir com Livros”, uma ação para comemorar o Dia Mundial do Livro (celebrado anualmente a 23 de abril) que juntou crianças e adultos numa viagem pela biblioteca, à descoberta de livros e leituras, para no fim “Dormir com Livros”. A iniciativa teve início às 20h30 (do dia 6 de abril), com a apresentação da obra “Um Livro Feliz”, de Lúcia Morgado e ilustração de Marta Duarte, para o público em geral. A sessão contou com a presença de cerca de cem pessoas, onde também esteve presente o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes.

A noite foi longa! Já com a Biblioteca encerrada, crianças e pais, que naquela noite pernoitavam por ali, ouviram com atenção a história de “Um Livro Feliz”. Mas seguiram-se muitas outras histórias e um momento de jogos musicais com a Professora de Canto Cléo Peres Motta. Os mais novos foram também desafiados a participar no peddy-paper, à descoberta de espaços onde não costumam ir, em toda a Biblioteca. Seguiu-se uma ceia partilhada e mais histórias, até o sono das crianças chegar.

O grupo dos cerca de 25 participantes – crianças e mães – tomaram o pequeno almoço de domingo, ainda na Biblioteca e seguiram para mais outro dia, com a recordação de que Dormiram com os Livros na Biblioteca Municipal.

Esta foi a 13.ª edição da iniciativa, este ano sob o tema “Viagens”: viagens a países, locais, cidades; viagens de avião, ou outras. Viagens através dos livros. Nesta atividade, as crianças, sempre acompanhadas por um adulto, tiveram de levar o pijama, a almofada, o colchão de campismo e o seu livro preferido. Aos acompanhantes foi pedido para levarem um doce ou salgado para a ceia.