CM Mangualde

Missão, Visão e Competências


Missão

A missão do Arquivo Municipal de Mangualde é criar condições para a salvaguarda e preservação do acervo documental à guarda da Câmara Municipal e, ao mesmo tempo, facultar o acesso à informação e ao conhecimento dos seus utilizadores,  internos e investigadores. A procura do equilíbrio entre dois princípios fundamentais da arquivística: o princípio da responsabilidade patrimonial e o princípio da liberdade de acesso à documentação, por vezes contraditórios, são a base de toda a atividade do Arquivo Municipal, ao qual incumbe, genericamente:

  • Recolher – Assegurar a transferência de documentos produzidos pelos diversos serviços do Município, bem como recolher arquivos e conjuntos documentais pertencentes a outras entidades com interesse histórico, patrimonial, arquivístico e/ou informativo;
  • Inventariar – Proceder ao tratamento arquivístico dos documentos de forma a torná-los acessíveis aos utilizadores (estudantes, historiadores locais, particulares…) através da elaboração de instrumentos de descrição documental;
  • Preservar – Zelar pela salvaguarda das espécies em depósito, entre outras medidas, através da criação de boas condições ambientais e de instalação, acondicionamento e de segurança.
  • Divulgar – Difundir o património documental do concelho de Mangualde ao grande público através da organização de exposições e da realização de atividades de extensão cultural e educativa, bem como com a participação em publicações.

Visão

Pretende o Arquivo Municipal de Mangualde ultrapassar a tradicional função de salvaguarda do património histórico assumindo cada vez mais o seu contributo para a introdução de uma nova dinâmica ao nível da modernização administrativa e da interacção/comunicação entre o município o munícipe e, desta forma, contribuir para a prestação de serviços de qualidade ao cidadão e para garantir a preservação e o acesso continuado à informação, através da implementação de uma conjunto de boas práticas e de estratégias apropriadas que visam a perenidade dos suportes em que a informação se encontra registada (analógico e digital).

Cabe ao Arquivo Municipal de Mangualde continuar a gerir a memória do passado e do presente mantendo-a acessível no futuro, contribuindo, desta forma, para construção de um arquivo de excelência.

Competências

  • Promover a gestão integrada dos arquivos dos diferentes órgãos e serviços do Município, independentemente da data, forma e suporte em que a informação se encontra registada;
  • Assegurar o serviço de investigação para a documentação à sua guarda, assim como satisfazer as necessidades de consulta dos serviços da autarquia;
  • Desenvolver uma política de aquisição, recolha e/ou tratamento de arquivos ou conjuntos documentais pertencentes a outras entidades (privados, pessoais, de famílias ou empresas) com relevância para a história do concelho de Mangualde;
  • Promover uma política cultural para a divulgação e difusão da informação à sua guarda, através da disponibilização online de conteúdos culturais, bem como na organização de atividades no âmbito da extensão cultural, tais como exposições temáticas e conferências e, ainda, no âmbito da extensão educativa, com a promoção de visitas de estudo essencialmente vocacionadas para a comunidade escolar com o intuito de dar a conhecer de forma lúdica e pedagógica a história do concelho e de sensibilizar os mais jovens para a conservação, preservação e valorização do património arquivístico, enquanto memória coletiva.