CM Mangualde

Política da Qualidade


A Biblioteca Municipal de Mangualde integra o Setor Cultural da Unidade Orgânica Divisão de Educação, Desporto, Cultura, Turismo e Ação Social, da Câmara Municipal de Mangualde.

A nossa Biblioteca tem como Patrono, o ilustre historiador, Alexandre Alves, que doou em 2010, um vasto espólio documental estando o mesmo à disposição de todos os que o queiram consultar. Numa cerimónia pública e de justa homenagem a este Mangualdense, a Biblioteca Municipal assume desde 2001, a designação de “Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves”.

Com o desígnio “Mangualde rumo ao futuro com desenvolvimento sustentável” pretendemos facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, através da eficiente gestão da área documental e informação, da promoção da leitura e da literacia e da gestão de atividades diversas e eventos com qualidade e inovação, com  espaços divididos e organizados de acordo com as linhas orientadoras do Programa de Leitura Pública.

Através da presente Política de Qualidade assumimos o compromisso de prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades de todas as nossas partes interessadas e a melhorá-los de forma contínua.

Comprometemo-nos a:

  • Fortalecer parcerias com diversas organizações que nos permitam continuar a missão declarada no Manifesto “IFLA / UNESCO” para as bibliotecas de leitura pública;
  • Definir uma estratégia criativa e inovadora de desenvolvimento dos nossos serviços/atividades, em função das necessidades da comunidade onde estamos inseridos;
  • Contribuir para a satisfação dos nossos clientes e partes interessadas ajustando as atividades da biblioteca às exigências e expetativas dos mesmos e a exceder, sempre que possível, as mesmas;
  • Apoiar as iniciativas da comunidade onde está inserida. Pretendemos ser um agente dinâmico e eliminar as barreiras da interioridade, promovendo o acesso ao desenvolvimento de atividades de valor acrescentado, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos;
  • Atuar com confiança mediante a aplicação de um sistema de processos orientado para a satisfação dos clientes e a melhoria continua com a gestão do sistema da qualidade, elementos que constituem a base do referencial normativo NP EN ISO 9001:2015;
  • Promover o entendimento e a motivação dos colaboradores quanto aos objetivos da qualidade, assim como, incentivar a participação dos mesmos na melhoria contínua, bem como fomentar o cumprimento da ética e conduta no relacionamento entre todas as partes;
  • Ter uma relação de parceria com os fornecedores, necessários à operacionalização de toda a política da qualidade e melhoria do sistema de gestão da qualidade.

 

É nosso apanágio ser uma Biblioteca aberta à comunidade com um público leitor, informado e civicamente ativo, onde a inovação, a cidadania, a inclusão, a liberdade de acesso, a responsabilidade social, a amabilidade, a neutralidade e a diligência serão sempre os valores que nos norteiam rumo ao futuro.