Biblioteca Municipal de Mangualde recebe Certificação da Qualidade | Sistema Implementado preenche Requisitos de Norma Internacionalmente reconhecida
A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, após a realização de uma auditoria externa, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, recebeu com sucesso a Certificação da Qualidade, não existindo registo de não conformidades.
O processo de certificação teve por base a NP EN ISO 9001:2015, norma internacionalmente reconhecida que define os requisitos necessários à implantação e certificação do sistema de gestão da qualidade de uma organização, de qualquer segmento ou tamanho. A norma 9001 tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, aumentar satisfação dos seus clientes com os produtos e serviços fornecidos.
A Biblioteca Municipal de Mangualde (Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves), aberta ao público desde 1997, integra o Setor Cultural da Unidade Orgânica Divisão de Educação, Desporto, Cultura, Turismo e Ação Social, da Câmara Municipal de Mangualde e tem como objetivos facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, através da eficiente gestão da área documental e informação, da promoção da leitura e da literacia e da gestão de atividades diversas e eventos com qualidade e inovação, com espaços divididos e organizados de acordo com as linhas orientadoras do Programa de Leitura Pública.
O Município de Mangualde demonstra, uma vez mais, o seu compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade aos seus cidadãos.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE
O âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade da Biblioteca Municipal engloba a Gestão da área documental e informação, Gestão da área da promoção da leitura e da literacia e Gestão da área de atividades e eventos, nomeadamente: serviço de leitura presencial; serviço de referência; serviço TIC; empréstimo domiciliário; catálogo; atividades culturais e eventos.
Através da sua Política da Qualidade, a Biblioteca Municipal de Mangualde assume o compromisso de prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades de todas as suas partes interessadas e a melhorá-los de forma contínua, nomeadamente:
- Fortalecer parcerias com diversas organizações que permitam continuar a missão declarada no Manifesto “IFLA / UNESCO” para as bibliotecas de leitura pública;
- Definir uma estratégia criativa e inovadora de desenvolvimento dos serviços/atividades, em função das necessidades da comunidade onde está inserida;
- Contribuir para a satisfação dos clientes e partes interessadas ajustando as atividades da biblioteca às exigências e expetativas dos mesmos e a exceder, sempre que possível, as mesmas;
- Apoiar as iniciativas da comunidade onde está inserida. Pretende ser um agente dinâmico e eliminar as barreiras da interioridade, promovendo o acesso ao desenvolvimento de atividades de valor acrescentado, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos;
- Atuar com confiança mediante a aplicação de um sistema de processos orientado para a satisfação dos clientes e a melhoria contínua com a gestão do sistema da qualidade, elementos que constituem a base do referencial normativo NP EN ISO 9001:2015;
- Promover o entendimento e a motivação dos colaboradores quanto aos objetivos da qualidade, assim como, incentivar a participação dos mesmos na melhoria contínua, bem como fomentar o cumprimento da ética e conduta no relacionamento entre todas as partes;
- Ter uma relação de parceria com os fornecedores, necessários à operacionalização de toda a política da qualidade e melhoria do sistema de gestão da qualidade.
- É apanágio da Biblioteca Municipal de Mangualde ser uma biblioteca aberta à comunidade com um público leitor, informado e civicamente ativo, onde a inovação, a cidadania, a inclusão, a liberdade de acesso, a responsabilidade social, a amabilidade, a neutralidade e a diligência serão sempre os valores que norteiam rumo ao futuro.
Mais Notícias
-
1 Março, 2024
Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais
-
29 Fevereiro, 2024
Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais
-
28 Fevereiro, 2024
Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais
-
23 Fevereiro, 2024
Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais
-
21 Fevereiro, 2024
Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais
-
16 Fevereiro, 2024
Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais
-
9 Fevereiro, 2024
Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais
-
9 Fevereiro, 2024
Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais
-
8 Fevereiro, 2024
CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais
-
7 Fevereiro, 2024
Município quer profissionalizar Orques - Ler mais
-
6 Fevereiro, 2024
Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais
-
2 Fevereiro, 2024
Orquestra POEMa lança CD para assinala - Ler mais
-
31 Janeiro, 2024
Entrudo secular de Quintela de Azurara - Ler mais
-
30 Janeiro, 2024
Mais de 1,5 milhão de euros investidos - Ler mais
-
25 Janeiro, 2024
Município quer aplicar nas cantinas es - Ler mais