CM Mangualde

Biblioteca Municipal de Mangualde recebe Certificação da Qualidade | Sistema Implementado preenche Requisitos de Norma Internacionalmente reconhecida


A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, após a realização de uma auditoria externa, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade implementado, recebeu com sucesso a Certificação da Qualidade, não existindo registo de não conformidades.

 O processo de certificação teve por base a NP EN ISO 9001:2015, norma internacionalmente reconhecida que define os requisitos necessários à implantação e certificação do sistema de gestão da qualidade de uma organização, de qualquer segmento ou tamanho. A norma 9001 tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, aumentar satisfação dos seus clientes com os produtos e serviços fornecidos.

A Biblioteca Municipal de Mangualde (Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves), aberta ao público desde 1997, integra o Setor Cultural da Unidade Orgânica Divisão de Educação, Desporto, Cultura, Turismo e Ação Social, da Câmara Municipal de Mangualde e tem como objetivos facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, através da eficiente gestão da área documental e informação, da promoção da leitura e da literacia e da gestão de atividades diversas e eventos com qualidade e inovação, com  espaços divididos e organizados de acordo com as linhas orientadoras do Programa de Leitura Pública.

O Município de Mangualde demonstra, uma vez mais, o seu compromisso com a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade aos seus cidadãos.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

O âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade da Biblioteca Municipal engloba a Gestão da área documental e informação, Gestão da área da promoção da leitura e da literacia e Gestão da área de atividades e eventos, nomeadamente: serviço de leitura presencial; serviço de referência; serviço TIC; empréstimo domiciliário; catálogo; atividades culturais e eventos.

Através da sua Política da Qualidade, a Biblioteca Municipal de Mangualde assume o compromisso de prestar serviços de qualidade e adequados às necessidades de todas as suas partes interessadas e a melhorá-los de forma contínua, nomeadamente:

  • Fortalecer parcerias com diversas organizações que permitam continuar a missão declarada no Manifesto “IFLA / UNESCO” para as bibliotecas de leitura pública;
  • Definir uma estratégia criativa e inovadora de desenvolvimento dos serviços/atividades, em função das necessidades da comunidade onde está inserida;
  • Contribuir para a satisfação dos clientes e partes interessadas ajustando as atividades da biblioteca às exigências e expetativas dos mesmos e a exceder, sempre que possível, as mesmas;
  • Apoiar as iniciativas da comunidade onde está inserida. Pretende ser um agente dinâmico e eliminar as barreiras da interioridade, promovendo o acesso ao desenvolvimento de atividades de valor acrescentado, contribuindo para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos;
  • Atuar com confiança mediante a aplicação de um sistema de processos orientado para a satisfação dos clientes e a melhoria contínua com a gestão do sistema da qualidade, elementos que constituem a base do referencial normativo NP EN ISO 9001:2015;
  • Promover o entendimento e a motivação dos colaboradores quanto aos objetivos da qualidade, assim como, incentivar a participação dos mesmos na melhoria contínua, bem como fomentar o cumprimento da ética e conduta no relacionamento entre todas as partes;
  • Ter uma relação de parceria com os fornecedores, necessários à operacionalização de toda a política da qualidade e melhoria do sistema de gestão da qualidade.
  • É apanágio da Biblioteca Municipal de Mangualde ser uma biblioteca aberta à comunidade com um público leitor, informado e civicamente ativo, onde a inovação, a cidadania, a inclusão, a liberdade de acesso, a responsabilidade social, a amabilidade, a neutralidade e a diligência serão sempre os valores que norteiam rumo ao futuro.




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