Bordado de Tibaldinho renova Certificação
O Bordado de Tibaldinho do concelho de Mangualde irá ver renovada a certificação por parte da A.Certifica, o único organismo de certificação de produtos artesanais tradicionais (não alimentares), acreditado pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC).
Este bordado genuíno carateriza-se por ser harmonioso e branco sobre linho (100%), meio linho ou algodão (100%) também branco, cor associada à limpeza, higiene e pureza.
“A certificação é fundamental para promover e garantir a autenticidade, genuinidade e qualidade da produção desta herança secular, permitindo defender tanto o produto artesanal com os consumidores”, sublinha Marco Almeida, presidente da Câmara de Mangualde.
Atualmente, existem cinco bordadeiras certificadas que, ao longo dos tempos, foram preservando e transmitindo as técnicas de geração em geração.
Noutros tempos, as bordadeiras vendiam as peças pelas termas da região. Muitas vezes iam a pé, mas também apanhavam o comboio ou um autocarro para fazerem negócio em cidades mais distantes, como Porto e Lisboa. Algumas destas mulheres chegavam a levar os próprios bordados e de outras bordadeiras, que lhes pagavam uma percentagem sobre as vendas. Noutras alturas, deixavam as peças em casa de familiares, em Lisboa, para as venderem a quem fosse abastado. Outras bordadeiras chegavam a passar temporadas em casa de famílias ricas de Viseu, Porto, Coimbra ou Lisboa para aí executarem as encomendas.
Atualmente, as bordadeiras executam bordados por encomenda e a gosto do cliente.
Mais Notícias
-
3 Fevereiro, 2010
Visita da Directora Regional de Educaç - Ler mais
-
12 Janeiro, 2010
Oferta de Piscina de Bolas à Unidade M - Ler mais
-
5 Janeiro, 2010
Crianças do 1º ciclo cantaram as Jane - Ler mais
-
30 Dezembro, 2009
Mangualde Disponibiliza Fruta e Produto - Ler mais
-
15 Dezembro, 2009
Presidente da Câmara Entregou «Diári - Ler mais
-
11 Dezembro, 2009
Festas de Natal – Crianças do Pr - Ler mais