CM Mangualde

Concerto marcará 24º Aniversário da Biblioteca Municipal de Mangualde


RESERVAS: BIBLIOTECA MUNICIPAL (232 619 889) OU PAPELARIA ADRIÃO
CONCERTO MARCARÁ 24º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE
MINNEMANN BLUES BAND ATUAM A 27 DE NOVEMBRO, 21H30.
Entrada gratuita com reserva de bilhetes obrigatória.

 A Biblioteca Municipal de Mangualde celebra, no dia 22 de novembro, 24 anos de existência. A data será assinalada, no dia 27 de novembro, com um concerto da Minnemann Blues Band, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 21h30.

A lotação do evento é limitada e os lugares são marcados, de forma a respeitar as normas emanadas pela DGS. A entrada é gratuita, mas com aquisição obrigatória de bilhetes na Biblioteca Municipal (232 619 889) e/ou na Papelaria Adrião. A organização solicita a todos que respeitem sempre as regras da DGS e de etiqueta respiratória.

A Minnemann Blues Band toca originais escritos pelo seu leader Wolfram Minnemann e arranjados pelo coletivo. O estilo de Minnemann, no piano é fortemente marcado pelo boogie e honky tonk. Na guitarra, António Mão-de-Ferro, um verdadeiro bluesman, que se completa com a pulsação rítmica rigorosa de Leandro Leonet e a segurança discreta do baixo de Manuzé Carvalho.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MANGUALDE

A Biblioteca Municipal de Mangualde (Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves), aberta ao público desde 1997, integra o Setor Cultural da Unidade Orgânica Divisão de Educação, Desporto, Cultura, Turismo e Ação Social, da Câmara Municipal de Mangualde e tem como objetivos facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos, através da eficiente gestão da área documental e informação, da promoção da leitura e da literacia e da gestão de atividades diversas e eventos com qualidade e inovação, com  espaços divididos e organizados de acordo com as linhas orientadoras do Programa de Leitura Pública.

MINNEMANN BLUES BAND

Wolfram Minnemann nasceu em Hamburgo, na Alemanha em 1945 numa família de grande tradição musical.

Ainda rapaz, Minnemann entrou na música através do canto coral no Knabenchor (coro de rapazes) da Michealiskirche, um coro de topo na Alemanha, com recitais semanais e grandes concertos (Paixão de Mateus, Oratórios etc.) Foi selecionado para cantar na ópera de Hamburg a Flauta Mágica. No entanto, com a mudança da voz isso já não foi possível.

Muito novo iniciou-se no piano. Mais tarde ingressou no Conservatório de Hochrad, no curso de piano clássico com o pianista Wilhelm Bürger, que muito cedo viu a sua apetência para o improviso e que o levou ao jazz e blues.

Com apenas 15 anos, Minnemann fundou a sua primeira banda chamada Helenic Jazzband. O estilo era Dixieland com a formação clássica de baixo, bateria, piano, banjo, trompete, trombone e clarinete. Participou também em grupos de Skiffle cantando worksongs e blues.

Em 1968 integrou o grupo Thrice Mice, um sexteto de jazzrock progressivo (underground) alemão, do qual faziam parte Wolfgang Buhre, clarinetista do Helenic Jazzband, que, entretanto, tocava saxofone tenor, o vocalista Karl-Heinz Blumenberg, os irmãos von Gosen na guitarra e baixo e o próprio Minnemann nas teclas (órgão), com álbum publicado (1971, Philips), homónimo da banda. Tocaram no Star Club em Hamburgo, onde os Beatles tinham iniciado a sua carreira, e em clubes do Norte da Alemanha. São convidados como única banda não profissional para o Festival “Peace and Love”, o maior festival nesta época, onde atuaram antes do Jimmie Hendrix, que os elogiou pela criatividade dos seus temas. Os Thrice Mice hoje fazem parte da história do “Krautrock” alemão dessa época.

Em 1973, Minnemann mudou-se para Portugal, onde trabalhou no marketing internacional do vinho Mateus Rosé da casa Sogrape, fundando a sua própria empresa, W&R Marketing & Advertising, de que foi sócio e CEO durante 30 anos.

Isolado do mundo musical encontrou dois amigos, que se estavam a iniciar no blues e no rock: Rui Veloso e Manuzé Carvalho. Mais tarde, apareceu Eduardo Encarnação como baterista. Entretanto, Rui Veloso conseguiu um contrato com uma editora e mudou-se para Lisboa e entrou Tino Seabra na banda como baterista.

 

O grupo:

Em 1980 foi editado o primeiro LP de originais “Bluindo-Minnemann e amigos” com a editora Rádio Triunfo, mas mesmo assim com o Rui Veloso na guitarra.

A promoção do LP levou a banda a inúmeros programas de televisão. Seguiram-se concerto em bares e salas de concerto. A RTP convidou a banda para produzir um programa de blues no “Hoje Convidamos” em 1983. Em 1997 aquando de uma digressão a Lisboa foi gravado o CD “Bluesíadas”.

A Minnemann Blues Band seguiu o seu caminho e encontra no António Mão de Ferro” o seu novo guitarrista, Rui “Cenoura” Ferraz” como baterista e ainda Rui Azul no saxofone tenor, continuando o Manuzé Carvalho no baixo.

Em 2010 esta formação gravou ao vivo Hot Five Jazz & Blues Club, no Porto, o album “Blues 88″. Seguiram-se digressões a Espanha e Alemanha. A Minnemann Blues Band participou em praticamente todos os festivais de blues nacionais, Lisboa, Coimbra, Santa Maria, Funchal, Vila Real, Chaves, Viana, Vila do Conde, Porto, Guarda, Bragança etc. A Minnemann Blues Band toca originais escritos pelo seu leader e arranjados pelo coletivo. O estilo de Minnemann, no piano é fortemente marcado pelo boogie e honky tonk e por uma grande expressividade na voz, sendo marcante a sua personalidade em palco, a facilidade de comunicação bem-humorada com a audiência. Na guitarra de António Mão-de-Ferro, um verdadeiro bluesman, que se completa com a pulsação rítmica rigorosa de Leandro Leonet e a segurança discreta do baixo de Manuzé Carvalho.

Muitos músicos importantes tocaram neste banda ao longo do tempo e alguns formaram as suas próprias bandas como Peter Storm and the Blues Society, Delta Blues Riders, The Smokestakers, Judy Blue Eyes, são o Diogo Mão de Ferro, António Ferro(baixo), Carlos Polónio (bateria e harmónica), José Mesquita (baixo), João Kendall (guitarra), José Rego (guitarra e saxofone alto), Paulo Veloso (Hammond), e os bateristas Tó Torres, João Cunha, Jorge Oliveira, Nuno Oliveira, Pedro Martins, Toni Thorpe, Hugo Danin entre outros.

Wolfram Minnemann, fundador, pianista, vocalista e autor de todas as músicas da banda, reconhece que a “Minnemann Blues Band” evoluiu muito nos 40 anos de existência. A sua filosofia: comungar o espírito transcendental do blues, sentir e transmitir a força da vida e, como dizia Mozart, tocar as pessoas.

Em 2019, foi editado o álbum Minnemann Blues Band 40 years, que foi lançado no Porto Blues Fest.





Mais Notícias

  • 11 Julho, 2017

    Mangualde convida a refletir sobre os - Ler mais

  • 10 Julho, 2017

    «Mangualde Fashion» é oportunidade p - Ler mais

  • 10 Julho, 2017

    Assista aos Jogos de Treino do CD Tonde - Ler mais

  • 10 Julho, 2017

    Estão de volta as Noites dedicadas às - Ler mais

  • 8 Julho, 2017

    ‘Os 3 Mosqueteiros’: Uma adaptaçã - Ler mais

  • 7 Julho, 2017

    Arte Sonora e Vídeo Mapping com Campan - Ler mais

  • 7 Julho, 2017

    Cinema ao ar livre em Santiago de Cassu - Ler mais

  • 7 Julho, 2017

    Nó de Chãs de Tavares: Já arrancaram - Ler mais

  • 7 Julho, 2017

    Investigação sobre Bandas Filarmónic - Ler mais

  • 6 Julho, 2017

    Bombeiros Voluntários de Mangualde cel - Ler mais

  • 4 Julho, 2017

    Formação de «Bordados de Tibaldinho - Ler mais

  • 4 Julho, 2017

    Mangualde celebra Dia dos Avós com Arr - Ler mais

  • 4 Julho, 2017

    Centena e meia de atletas pedalaram no - Ler mais

  • 3 Julho, 2017

    Alunos mangualdenses visitaram a maior - Ler mais

  • 3 Julho, 2017

    Inaugurada ligação Ançada/ Bairro Im - Ler mais