CM Mangualde

“Desafios” com Lotação Esgotada no Município de Mangualde | Largo Dr. Couto acolheu Espetáculo de Circo/Teatro


O Município de Mangualde animou a noite da comunidade local, no dia 15 de agosto, com o espetáculo de circo/teatro “Desafios”, que teve lugar no Largo Dr. Couto.  O evento teve lotação esgotada e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Elísio Oliveira e com o Vereador da Cultura, João Lopes.

 “Desafios” é uma iniciativa que está integrada na Programação Cultural em Rede através da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Um projeto do Trigo Limpo teatro ACERT em parceria com João Paulo Santos, que une o novo circo com o teatro, onde é recriado o dia-a-dia da comunidade, mas explorando “viver uma pequenez social e mundana, castradora da alegria de viver uni­versalista e livre que anteviu aquando da Revolução de Abril”.

 Durante o evento foram executadas todas as regras emanadas pela DGS e respeitadas as indicações/sinalética presentes no local, o que permitiu manter sempre o distanciamento social de segurança e que as regras de etiqueta respiratória fossem cumpridas.

DESAFIOS

A relação criativa da ACERT com João Paulo Santos e a Companhia O Último Momento teve início em 2005, quando a companhia esteve em residência artística no Novo Ciclo ACERT, em Tondela, na preparação do seu espetáculo Peutêtre. E a partir daí a relação foi-se estreitando ao longo dos anos, entre várias residências artísticas e apresentações.

Em 2016, integrado no projeto Cirkus Lab, construiu-se o espetáculo Não tens coragem?!, uma produção conjunta de O Último Momento, Trigo Limpo teatro ACERT e Na Xina Lua – Grupo de Teatro da Escola Secundária de Tondela, companhia residente do Novo Ciclo ACERT.

De toda esta vivência, foi ficando sempre uma enorme vontade de voltar a criar um espetáculo em conjunto. E dessa vontade nasceu esta criação, Desafios, fruto de duas residências artísticas em Tondela, com estreia a 13 de novembro de 2019 no FINTA – Festival Internacional de Teatro ACERT.

SINOPSE

Desafios é um projeto de cruzamento do novo circo com o teatro, com uma forte componente cenográfica, desenvolvendo uma narrativa comum em que os dois mundos criativos se cruzam, provocam e desenvolvem.

Desafios é o confronto entre o físico e o etéreo, entre o saber e o desco­brir, entre o mexer-se e o ficar parado… Um desafio constante de analisar a existência à luz de um quotidiano diferente, em que o mundo se divide entre quem arrisca e quem se mantém, entre os que aceitam os desafios e os que, por medo, continuam a pisar o chão, receosos e inseguros.

Desafios recria a vivência quotidiana das comunidades, das nossas comu­nidades, a vivência no interior de um país, do mundo, mas remetido a viver uma pequenez social e mundana, castradora da alegria de viver uni­versalista e livre que anteviu aquando da Revolução de Abril.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Dramaturgia: Coletiva a partir das “Cartas a Theo” de Vincent Van Gogh

Encenação: João Paulo Santos e Pompeu José

Cenografia: Pompeu José

Música: Miguel Cordeiro (ao vivo)

Movimento: Juliana Gamas

Figurinos: Adriana Ventura

Interpretação: António Rebelo Gustavo Cunha Ilda Teixeira João Filipe Santos João Paulo Santos Margarida Loureiro Margarida Oliveira Pedro Sousa Sandra Santos Susana Alves

Luz: Paulo Neto

Som: Luís Viegas

Design gráfico: Zétavares

Vídeo: Zito Marques

Fotografia: Carlos Fernandes Carlos Teles e Rui Coimbra

Serralharia: Araufer

Engenharia Mecânica: Ângela Neves e José Salgueiro Marques (Dep. Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, I. P. V. – Esc. Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu)

Produção: Marta Costa e Rui Coimbra

Secretariado: Paula Pereira e Rui Vale

135ª Produção do Trigo Limpo teatro ACERT

Classificação: Maiores de 12 anos

Duração: 60 minutos





Mais Notícias

  • 30 Setembro, 2021

    Protocolo aposta no Desenvolvimento Tur - Ler mais

  • 29 Setembro, 2021

    Galius Veículos S.A. Inaugura Instala - Ler mais

  • 28 Setembro, 2021

    Concerto de Piano traz Novamente Músic - Ler mais

  • 27 Setembro, 2021

    Município acolherá “I Jornada Anual - Ler mais

  • 23 Setembro, 2021

    Mangualde cria Conselho Municipal da Ju - Ler mais

  • 22 Setembro, 2021

    Noites em Mangualde com Animação Cult - Ler mais

  • 22 Setembro, 2021

    Aulas de Natação Regressam ao Municí - Ler mais

  • 17 Setembro, 2021

    Pelo Sexto Ano Consecutivo a Câmara Mu - Ler mais

  • 14 Setembro, 2021

    Mangualde recebeu a Estreia Nacional do - Ler mais

  • 14 Setembro, 2021

    Loja Social de Mangualde - Ler mais

  • 10 Setembro, 2021

    Exposição sobre “Pilar Europeu dos - Ler mais

  • 9 Setembro, 2021

    Devido ao Mau Tempo, a Peça de Teatro - Ler mais

  • 9 Setembro, 2021

    Mangualde acolhe Concerto dos BASILDA | - Ler mais

  • 7 Setembro, 2021

    Espetáculo Musical “Nas Cores Da Bei - Ler mais

  • 7 Setembro, 2021

    Mangualde acolhe Espetáculo Slackline - Ler mais