Descoberto antigo aqueduto subterrâneo de distribuição de águas em Mangualde
No âmbito da requalificação do Largo do Complexo Paroquial e áreas adjacentes, intervenção financiada pelo Portugal 2020 que visou requalificar e reabilitar funcionalmente, o espaço público de um dos mais característicos e simbólicos núcleos patrimoniais da cidade de Mangualde, durante o acompanhamento arqueológico à obra, efetuado pelo Gabinete de Arqueologia e Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal, foi descoberto um aqueduto subterrâneo de distribuição de águas, procedendo-se à requalificação e musealização desta estrutura hidráulica.
Localizado na interseção entre a Avenida da Liberdade com a Rua do Antigo Município, o sítio arqueológico do antigo aqueduto subterrâneo de distribuição de águas, ao qual ainda não é possível atribuir cronologias de construção, poderá ser visitado e observado por um vidro colocado no solo, acompanhado por um painel identificativo e informativo da estrutura hidráulica, bem como o desenho do passeio do aqueduto, em planta aproximada.
A visita exploratória da estrutura, poderá ser concretizada através da visualização de um vídeo que percorre 162 metros do aqueduto subterrâneo, disponibilizado pelo Município, através de um QR Code colocado no painel informativo, ou clicando aqui.
A caixa de visita é constituída por alvenaria de granito e tem uma profundidade de 5 metros, dando acesso ao aqueduto, com orientação no sentido da Avenida da Liberdade e do Largo Pedro Álvares Cabral. Este foi escavado diretamente na rocha, alternando com a construção em alvenaria de granito, a seco, onde se tornava imperioso e necessário.
O Município de Mangualde conta agora com uma nova atração museológica, que poderá ser visitado por toda a comunidade.
Mais Notícias
-
15 Dezembro, 2009
Presidente da Câmara Entregou «Diári - Ler mais
-
11 Dezembro, 2009
Festas de Natal – Crianças do Pr - Ler mais