Descoberto antigo aqueduto subterrâneo de distribuição de águas em Mangualde

No âmbito da requalificação do Largo do Complexo Paroquial do Município de Mangualde e áreas adjacentes, durante o acompanhamento arqueológico à obra, efetuado pelo Gabinete de Arqueologia e Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal, foi descoberto um aqueduto subterrâneo de distribuição de águas, procedendo-se à requalificação e musealização desta estrutura hidráulica.
Localizado na interseção entre a Avenida da Liberdade com a Rua do Antigo Município, o sítio arqueológico do antigo aqueduto subterrâneo de distribuição de águas, ao qual ainda não é possível atribuir cronologias de construção, poderá ser visitado e observado por um vidro colocado no solo, acompanhado por um painel identificativo e informativo da estrutura hidráulica, bem como o desenho do passeio do aqueduto, em planta aproximada.
A visita exploratória da estrutura, poderá ser concretizada através da visualização de um vídeo que percorre 162 metros do aqueduto subterrâneo, disponibilizado pelo Município, através de um QR Code colocado no painel informativo, ou clicando aqui.
A caixa de visita é constituída por alvenaria de granito e tem uma profundidade de 5 metros, dando acesso ao aqueduto, com orientação no sentido da Avenida da Liberdade e do Largo Pedro Álvares Cabral. Este foi escavado diretamente na rocha, alternando com a construção em alvenaria de granito, a seco, onde se tornava imperioso e necessário.
O Município de Mangualde conta agora com uma nova atração museológica, que poderá ser visitado por toda a comunidade.
Mais Notícias
-
6 Setembro, 2023
Mangualde faz viagem entre a Idade Méd - Ler mais
-
6 Setembro, 2023
Ser voluntário em Mangualde dá descon - Ler mais
-
4 Setembro, 2023
Mangualde lança Projeto Piloto para tr - Ler mais
-
31 Agosto, 2023
Casa devoluta vai ser recuperada para A - Ler mais
-
29 Agosto, 2023
Bordado de Tibaldinho renova Certifica - Ler mais
-
24 Agosto, 2023
Ruas cortadas durante as Festas da Cida - Ler mais
-
22 Agosto, 2023
Serviços online operacional - Ler mais
-
18 Agosto, 2023
Site de serviços online em manutençã - Ler mais
-
17 Agosto, 2023
Município investe 105 mil euros por an - Ler mais
-
16 Agosto, 2023
Um milhão de euros para requalificar p - Ler mais
-
11 Agosto, 2023
Apoio aos emigrantes de Mangualde dispa - Ler mais
-
10 Agosto, 2023
Autarquia apela a munícipes que encami - Ler mais
-
9 Agosto, 2023
Agrupamento de escolas de Mangualde tem - Ler mais
-
8 Agosto, 2023
Encontro Gastronómico de Abrunhosa-a-V - Ler mais
-
4 Agosto, 2023
Rua Dr. Sebastião Alcântara de cara l - Ler mais