CM Mangualde

Dia da Mãe e Dia de Portugal assinalados com Concertos


Orquestra POEMa, Orquestra Infantil POEMinha e Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu protagonizam os momentos musicais

 

O Município de Mangualde irá assinalar o Dia da Mãe, no próximo dia 7 de maio, com um concerto protagonizado pela Orquestra Infantil POEMinha, na Biblioteca Municipal de Mangualde; e o Dia de Portugal, 10 de junho, com um concerto sinfónico – coral protagonizado pela Orquestra POEMa e pelo Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu, na Igreja do Complexo Paroquial. Ambas as iniciativas são de entrada livre e decorrerão pelas 21h30.

Os momentos musicais são promovidos pelo Município em parceria com a Biblioteca Municipal de Mangualde, o Conservatório de Música de Viseu, o Agrupamento de Escolas, contando com o apoio da Paróquia de Mangualde.

A Orquestra Infantil POEMinha protagonizará o momento de homenagem a todas as Mães, numa noite musical cheia de emoção. O concerto, que permitirá comemorar a efeméride, é de entrada livre e decorrerá no dia 7 de maio, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Mangualde.

Para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, o Município promoverá um concerto sinfónico – coral protagonizado pela Orquestra POEMa e pelo Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu, que contará com a Solista Anícia Costa. Os Mangualdenses poderão desfrutar do feriado nacional com esta iniciativa musical de entrada livre, que decorrerá pelas 21h30, na Igreja do Complexo Paroquial.

A Orquestra POEMa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu – Dr. José de Azeredo Perdigão e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, nasceu em 2013 e tem como intervenientes elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde, alunos e ex-alunos do Conservatório Regional de Viseu. Composta por jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade, dividindo-se em duas formações: Orquestra de Sopros e Orquestra de Câmara.

A Orquestra Infantil Poeminha foi um projeto iniciado em 2018 no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões, desenvolvido dentro das linhas de intervenção “Aprendizagens formais, não formais e informais para o Sucesso Escolar”. O seu objetivo é a formação e o desenvolvimento de jovens do concelho de Mangualde, proporcionando-lhes momentos de formação formal e informal, através de atividades artísticas não curriculares, na área do ensino especializado da música (estudo de um instrumento musical e prática instrumental em conjunto/orquestra), que lhes permitam desenvolver competências cognitivas de concentração, organização, perceção auditiva, memória e disciplina, entre outras, que estão associadas ao sucesso escolar. Atualmente integram este projeto 65 alunos e 10 professores, abrangendo diversos instrumentos: flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, percussão, violino, viola d’arco e violoncelo.





Mais Notícias

  • 25 Janeiro, 2017

    Município empenhado no Desenvolvimento - Ler mais

  • 24 Janeiro, 2017

    Parar, Pensar e Agir em Mangualde - Ler mais

  • 23 Janeiro, 2017

    Mangualde acolheu Reunião Internaciona - Ler mais

  • 23 Janeiro, 2017

    Minas de Póvoa de Cervães vão ser re - Ler mais

  • 23 Janeiro, 2017

    Edil Mangualdense marcou presença no X - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2017

    Livros sobre Rodas apresenta “A Ovelh - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2017

    ‘Rostos de Moma’ convida a viajarem - Ler mais

  • 19 Janeiro, 2017

    ‘Morte dum Ciclista’: Uma História - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2017

    João Azevedo marcou presença no arran - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Concerto Solidário em Cunha Baixa com - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Moradores esclarecidos sobre Intervenç - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Cooperação com as Juntas de Freguesia - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Comitiva Mangualdense em Concerto promo - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    Município Mangualdense aposta na Coes - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    José Cid em Mangualde - Ler mais