CM Mangualde

Entrega de Dispositivos de Teleassistência


Junto dos Munícipes Identificados como estando em Situação de Dependência, Isolamento e sem Apoio Familiar.

 

No âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Mangualde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) para a implementação do Projeto “EGuard – Sistema de teleassistência a idosos”, a Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho,  juntamente com os militares da Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Mangualde, Cabo Chefe José Lopes e Cabo Figueiredo, procedeu à entrega dos dispositivos de teleassistência aos munícipes identificados como estando em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar.

Este equipamento visa proporcionar aos idosos um apoio incondicional no âmbito da segurança, pois permite a monitorização e acionamento de meios de socorro através de uma chamada para a Sala de Situação da GNR, bastando para tal premir o botão de SOS, ou em caso de queda/acidente o acionamento automático e imediato. As despesas com a implementação e manutenção deste Projeto são assumidas pelo Município, nomeadamente as decorrentes da aquisição dos dispositivos, a atualização/manutenção da Plataforma “EGuard” e as respetivas comunicações.

Maria José Coelho congratulou-se com a chegada deste projeto ao concelho, destacando “a excelente articulação e efetividade da parceria com a Guarda Nacional Republicana, bem como o sentimento transmitido pelas pessoas recetoras do equipamento, de grande alegria, felicidade e perceção de segurança”.

E-GUARD
O Projeto “EGuard” é um projeto inovador que irá combater o isolamento e a capacitação da população sénior, através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da saúde e segurança que visa apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação institucional.

O equipamento associado ao sistema “EGuard” trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. Este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita e/ou queda. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.





Mais Notícias

  • 31 Março, 2017

    Autarquia Mangualdense lança o Desafio - Ler mais

  • 30 Março, 2017

    CIDEM no Meet-Up da Rede Nacional de In - Ler mais

  • 29 Março, 2017

    ‘Aconteceu no Cineteatro há 53 anos - Ler mais

  • 28 Março, 2017

    Mangualde atraiu Investimento e Potenci - Ler mais

  • 27 Março, 2017

    Gastronomia, Música e Concursos na 4ª - Ler mais

  • 27 Março, 2017

    Cerca de Meia Centena de Pessoas deram - Ler mais

  • 23 Março, 2017

    A Cidade nunca Dorme - Ler mais

  • 22 Março, 2017

    Mangualde aposta na atração de Invest - Ler mais

  • 22 Março, 2017

    Mangualde celebrou Dia da Árvore - Ler mais

  • 22 Março, 2017

    Mangualde luta pela Inclusão de Pessoa - Ler mais

  • 21 Março, 2017

    Arranjos Florais: Mangualde promove Vid - Ler mais

  • 20 Março, 2017

    Mangualde deu a conhecer Sabores e Trad - Ler mais

  • 19 Março, 2017

    Feliz Dia do Pai, conheça os seus Dire - Ler mais

  • 17 Março, 2017

    Autarquia cede mais espaço à Universi - Ler mais

  • 17 Março, 2017

    Segurança na Internet foi tema de deba - Ler mais