CM Mangualde

Filme ‘A Luz vem do Alto’ superou a má reputação do Cinema Português


Foi há 57 anos que o Cineteatro de Mangualde passou a película ‘A Luz vem do Alto’, um filme diferente para a época. Considerado um dos mais expressivos êxitos do cinema nacional, retrata um conflito vivido na região do Vale do Vouga. A obra foi exibida no dia 16 de outubro e distinguia-se pelo realismo da verdade humana.

Com uma interpretação notável de Maria Dulce, Roberto Camardiel, Félix Fernandez, F. Curado Ribeiro e Mário Pereira, entre outros nomes, o filme venceu a má impressão que o público tinha do cinema português. A obra foi oficialmente selecionada para representar Portugal no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

A campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’ tem como objetivo relembrar os filmes exibidos no Cineteatro de Mangualde e é promovida pela Câmara Municipal de Mangualde.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVARcineteatro JULHO 2017_CARTAZ A3
O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano. Esta iniciativa tem como intuito criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde.





Mais Notícias

  • 19 Fevereiro, 2025

    Mangualde quer reduzir 60 por cento dos - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2025

    Município investe cerca de 200 mil eur - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2025

    Mangualde adere à BiblioLED - Ler mais

  • 24 Janeiro, 2025

    Investimento de 100 mil euros tornam Bi - Ler mais

  • 22 Janeiro, 2025

    Noite de contos com Miguel Gouveia reag - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2025

    Município adia “Veio-me à bica - Ler mais

  • 14 Janeiro, 2025

    Município transfere cerca de um milhã - Ler mais

  • 7 Janeiro, 2025

    “Mangualde mais Natal” – Inquéri - Ler mais

  • 19 Dezembro, 2024

    Mais de 200 comerciantes podem integrar - Ler mais

  • 19 Dezembro, 2024

    Empresas e Academi@STEM PRO de Manguald - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2024

    Mangualde mais Natal com primeiro conce - Ler mais

  • 10 Dezembro, 2024

    Mangualde a um passo de reaproveitar á - Ler mais

  • 9 Dezembro, 2024

    Serviços Online em manutenção - Ler mais

  • 29 Novembro, 2024

    Mangualde aprova orçamento de 35 milh - Ler mais

  • 22 Novembro, 2024

    Conferência e exposição assinalam Di - Ler mais