CM Mangualde

Mangualde acolherá Cerimónia de Homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva


Iniciativa decorrerá no dia 27 de maio, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal

MANGUALDE ACOLHERÁ CERIMÓNIA DE HOMENAGEM A JORGE NOGUEIRA LOBO DE ALARCÃO E SILVA

EVENTO CONTARÁ COM A INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “MARCAS DE ROMANIZAÇÃO NO CONCELHO DE MANGUALDE”

 O Município de Mangualde acolherá, no dia 27 de maio, a cerimónia de homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, historiador, professor e arqueólogo português. A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá início pelas 21horas e contará com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, que ficará disponível até 3 de junho, com entrada livre. O evento terá continuidade com a apresentação de um filme/documentário, uma conferência com o mote “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana” tendo como orador Jorge de Alarcão, o momento de homenagem e, ainda, uma iniciativa de cariz musical.

Esta cerimónia, promovida pelo Município de Mangualde e pela Universidade Sénior de Mangualde, visa homenagear o Professor Doutor Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, enaltecendo o seu trabalho como professor, historiador e arqueólogo português.

O programa deste dia 27 de maio inicia com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, pelas 21h. A mostra, que poderá ser visitada até 3 de junho, contemplará peças de vestígios da romanização no concelho de Mangualde, e realiza-se com colaboração/cedência de espólio do Museu de Arqueologia de Viseu, Museu Grão Vasco, Sociedade Martins Sarmento de Guimarães, da Arqueohoje, da Associação Cultural Azurara da Beira e Arqueóloga Clara Portas. Estarão ainda patentes ao público peças da coleção de miniaturas da família José Barros de Viseu e de António Andrade de Nelas, alusivas à temática, bem como uma maquete da Citânia da Raposeira da autoria do Arquiteto Francisco Albuquerque.

Após a visita à exposição, já no auditório da Biblioteca Municipal, será apresentado um filme/documentário intitulado “Romanização em terra dos Araocelenses” da autoria de João Carlos Alves, Presidente da Universidade Sénior, e Grupo Peixoto, ao qual se seguirá a conferência “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana”, pelo ilustre Professor Doutor Jorge de Alarcão.

O momento de homenagem a Jorge de Alarcão decorrerá após a Conferência referida e será protagonizado por Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, por João Carlos Pinto Ramos, Diretor da Universidade Sénior de Mangualde e contará com a presença de Delfim Ferreira Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

O evento terminará pelas 23h com um momento musical interpretado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, seguindo-se o encerramento e entrega de lembranças.

Paralelamente, os presentes poderão ainda apreciar a pintura de Aires dos Santos, alusiva ao tema, a doçaria conventual de Arouca e a ginja Vitor de Carregal do Sal.

Cartaz.pdf





Mais Notícias

  • 5 Dezembro, 2016

    ‘Exercício Marte 16’ terminou com - Ler mais

  • 2 Dezembro, 2016

    Câmara Municipal de Mangualde pagou Sa - Ler mais

  • 2 Dezembro, 2016

    Mangualde ouviu Daniel Bessa falar sobr - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Seniores Mangualdenses mostram os seus - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Casa cheia para assinalar 19º Anivers - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Aconteceu no Cineteatro há 60 anos  - Ler mais

  • 29 Novembro, 2016

    Neste Natal ajude-nos a continuar a esp - Ler mais

  • 28 Novembro, 2016

    Primeiro-Ministro, António Costa, pres - Ler mais

  • 28 Novembro, 2016

    Festival de Natal das Piscinas Municipa - Ler mais

  • 25 Novembro, 2016

    ‘Brinquedos Encantados, o Musical’ - Ler mais

  • 25 Novembro, 2016

    Mangualde aposta na Sensibilização d - Ler mais

  • 23 Novembro, 2016

    Mangualde reforça a importância de - Ler mais

  • 22 Novembro, 2016

    ‘A Rosa do Adro’ deliciou Mangualde - Ler mais

  • 22 Novembro, 2016

    Três Centenas de Pessoas percorreram o - Ler mais

  • 21 Novembro, 2016

    Festival de Sopa de Mesquitela angariou - Ler mais