Mangualde aderiu ao Programa “E-Guard” | Município já recebeu os Dispositivos Eletrónicos de Teleassistência

O Município de Mangualde, representado pela Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, esteve presente na cerimónia de entrega dos dispositivos eletrónicos de teleassistência aos Municípios aderentes ao Programa E-Guard, que decorreu esta semana, nas instalações do Comando Territorial de Viseu. Este projeto inovador, decorre, na sequência da assinatura de protocolo de parceria com o Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana (GNR) e consiste num sistema de teleassistência e monitorização que tem como objetivo proteger os munícipes em situação de dependência, isolamento e sem apoio familiar.
Maria José Coelho congratulou-se com a adesão ao programa, uma vez que “o Município tinha já, há alguns anos, a pretensão de promover um projeto que garantisse a permanência em segurança dos idosos no conforto das suas casas, garantindo no seu domicílio um apoio adequado às suas limitações, ao mesmo tempo que desfrutam da proximidade e interação com a comunidade, com o objetivo de promover uma melhoria significativa da sua qualidade de vida, de saúde, segurança e autoestima”.
O Comando Territorial de Viseu afirma tratar-se de um projeto inovador que irá combater o isolamento e a capacitação da população sénior, através da criação de respostas integradas, sobretudo nas componentes fundamentais da saúde e segurança que visa apostar na proximidade ao cidadão e na cooperação e articulação institucional.
E-GUARD
O equipamento associado ao sistema “eGuard” trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR.
Este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita e/ou queda. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.
Mais Notícias
-
21 Junho, 2022
Inauguração do Relvado Sintético do - Ler mais
-
20 Junho, 2022
Mangualde celebrou 150º Aniversário d - Ler mais
-
20 Junho, 2022
Festival de Encerramento da Escola Muni - Ler mais
-
17 Junho, 2022
Orçamento Participativo Jovem de Mangu - Ler mais
-
15 Junho, 2022
Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mang - Ler mais
-
14 Junho, 2022
Mangualde tem Novo Centro Local de Apoi - Ler mais
-
13 Junho, 2022
“Noites COMBI” passam por Mangualde - Ler mais
-
13 Junho, 2022
Apresentação do Livro Infantojuvenil - Ler mais
-
9 Junho, 2022
Mangualde promove Conferência “Mulhe - Ler mais
-
9 Junho, 2022
II ACADEMI@ STEM de Verão | De 27 de j - Ler mais
-
8 Junho, 2022
Terceira Edição da Campanha “Apoie - Ler mais
-
8 Junho, 2022
Câmara celebra Protocolo de Cooperaç - Ler mais
-
8 Junho, 2022
Mangualde terá novo Centro Local de Ap - Ler mais
-
7 Junho, 2022
Mangualde celebra 150º Aniversário de - Ler mais
-
6 Junho, 2022
Milhares de Crianças celebraram o Dia - Ler mais