CM Mangualde

“Mangualde antes do Buçaco” com Lotação Esgotada


Teve lotação esgotada a Exposição/ Conferência “Mangualde antes do Buçaco” organizada pela Câmara Municipal, que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, na noite da passada sexta-feira. O momento contou com a presença do Vereador da Cultura, João Lopes.

Tudo começou com a inauguração da exposição “Invasões Francesas”, onde estiveram presentes a Professora Doutora Ana Cristina Araújo, da Universidade de Coimbra, e João Carlos Alves, da AEM. A mostra foi composta por espólio do Museu Militar de Almeida, da Casa dos Buxeiros de Oliveira do Conde, miniaturas de António Andrade e de José Barros e pintura de Aires dos Santos. Contou, ainda, com a participação da pastelaria Café Central de Vouzela e da Licordão.

Posteriormente seguiu-se a exibição do Filme/documentário “Marcas do Tempo: Mangualde antes do Buçaco” de João Carlos Alves e Miguel Marques. A temática “Uma retaguarda invisível: mulheres e espiões na 3ª Invasão Francesa” que foi abordada em Conferência pela Professora Doutora Ana Cristina Araújo. O encerramento contou com um momento musical que ficou a cargo do NACO CANTAT – coro polifónico, de Oliveirinha, Carregal do Sal.