CM Mangualde

Mangualde assinalou Dia Municipal para a Igualdade


Com Presença da Vereadora da Ação Social no Webinar “Percursos de Vida no Poder Local”

 

Como forma de assinalar do Dia Municipal para a Igualdade, que se celebrou ontem, dia 24 de outubro, Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social do Município de Mangualde, participou no Webinar “Percursos de Vida no Poder Local”, realizado na passada sexta-feira, dia 22 de outubro. Uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade”.

Este Webinar contou, na sua abertura, com a presença de Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG e reuniu numa mesa-redonda cinco mulheres autarcas que falaram sobre os seus percursos no exercício de cargos políticos no âmbito do poder local, refletindo sobre o papel desempenhado pelas mulheres em cargos de tomada de decisão, bem como as repercussões do exercício dessas funções no que respeita à Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Durante a iniciativa, Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social afirmou que “as mulheres, cada vez mais, ocupam novos espaços de poder, pese ainda, a paridade ser ainda um horizonte algo distante, pelo que o empoderamento das mulheres urge. Uma sociedade só será verdadeiramente democrática quando existir uma participação igualitária de mulheres e homens em todas as esferas da vida. Não pode existir desenvolvimento sem políticas de Igualdade, sem a participação paritária em todos os níveis de decisão, sem igualdade salarial, sem direitos iguais plenos e efetivos.  A participação no feminino vê-se ainda dificultada por ser à mulher a quem é imposto um maior esforço na conciliação com a vida pessoal, familiar e profissional, sendo ainda muito associada ao papel de cuidadora”.

PROJETO “REDE DE AUTARQUIAS PARA A IGUALDADE”
O projeto “Rede de Autarquias para a Igualdade” é promovido pela Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, em parceria com os Municípios de Aljezur, Amadora, Cascais, Loulé, Mangualde, Odemira, Palmela, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Gaia, e o Centre For Gender and Equality da Universidade de Adger, na Noruega, e tem por objetivo geral promover o trabalho em rede, estimulando o diálogo acerca da Igualdade entre Mulheres e Homens e da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, assente na criação de uma Rede de Autarquias, com abrangência nacional e trabalho reconhecido nesta área, que em conjunto se propõem a testar instrumentos e metodologias já validados, com vista à criação de medidas de ação positiva inovadoras e passiveis de serem incorporadas por outras autarquias no País.

O projeto é financiado pelo EEA Grants Portugal no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, Open Call#5 – “Projetos para a Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens ao nível local”, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

 





Mais Notícias

  • 22 Novembro, 2021

    Mangualde acolhe Seminário “Trabalha - Ler mais

  • 19 Novembro, 2021

    25 De Novembro, 11h00, no Largo Dr. Cou - Ler mais

  • 18 Novembro, 2021

    Município de Mangualde sensibiliza par - Ler mais

  • 17 Novembro, 2021

    Concerto marcará 24º Aniversário da - Ler mais

  • 10 Novembro, 2021

    Mangualde volta a Relembrar Músico Jos - Ler mais

  • 9 Novembro, 2021

    Academia@ STEM Mangualde participou no - Ler mais

  • 9 Novembro, 2021

    Atas das Reuniões de Câmara são disp - Ler mais

  • 8 Novembro, 2021

    Ministra da Agricultura visitou o conce - Ler mais

  • 8 Novembro, 2021

    Moto Clube de Mangualde com nova sede - Ler mais

  • 4 Novembro, 2021

    “Os Direitos da Criança e o Sistema - Ler mais

  • 4 Novembro, 2021

    Música e Atividades de Halloween anima - Ler mais

  • 29 Outubro, 2021

    Mangualde vai falar sobre “Os Dir - Ler mais

  • 26 Outubro, 2021

    “Sextas da Lua” está de volta - Ler mais

  • 25 Outubro, 2021

    Mangualde promoveu este Sábado “Feir - Ler mais

  • 25 Outubro, 2021

    Mangualde assinalou Dia Municipal para - Ler mais