CM Mangualde

Mangualde Celebra Dia Internacional dos Arquivos com Programa de Atividades


De 7 a 15 de junho, na Biblioteca Municipal, com entrada livre

MANGUALDE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS COM PROGRAMA DE ATIVIDADES
EFEMÉRIDE ASSINALADA COM MOSTRA DE DOCUMENTOS DO ARQUIVO MUNICIPAL E OFICINAS TEMÁTICAS PARA AS CRIANÇAS

Como forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho, o Município de Mangualde, através da Biblioteca Dr. Alexandre Alves e do Arquivo Municipal, irá promover uma mostra de documentos do fundo do Arquivo Municipal, que ficará patente ao público de 7 a 15 de junho, com entrada livre, e, ainda, oficinas temáticas dirigidas às crianças do 1º Ciclo. Estas ações, que têm lugar na Biblioteca Municipal, pretendem destacar a importância dos arquivos como património cultural e como uma das principais fontes de informação.

A exposição englobará alguns documentos da coleção do Arquivo Municipal de Mangualde, que estarão patentes na sala de leitura da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, para poderem ser vistos pelos utilizadores do espaço.

Os visitantes poderão observar algumas preciosidades do Arquivo Municipal, entre as quais: Forais manuelinos (Terras de Azurara e Tavares), registo das Provisões, Alvarás e Cartas de Privilégio, registo das Posturas e Regulamentos Municipais, termos de denúncia por infrações de posturas da Câmara, registo dos indivíduos que foram presos, registo de despesas com presos, mandados de captura, processos de investigação, entre muitos outros documentos.

Paralelamente, ainda no âmbito das celebrações da efeméride, com o objetivo de cativar os mais novos para a importância da informação contida nos documentos de Arquivo e o seu valor para História, em particular para a história local, serão dinamizadas diversas oficinas dirigidas às crianças do 1º Ciclo:

“Escrita com Pena” convida as crianças a familiarizarem-se com os vários suportes e instrumentos de escrita e a conhecerem a sua evolução ao longo dos tempos. Os alunos poderão manusear e utilizar as canetas de aparo para transcrever um excerto de uma das cartas de foral outorgadas por D. Manuel I.

“Oficina do escrivão”, permitirá aos alunos terem a oportunidade de conhecer a evolução da escrita com recurso a documentos antigos à guarda do Arquivo Histórico. Serão apresentados vários documentos da História de Mangualde, entre eles o Foral Manuelino.  As crianças vão conhecer algumas iluminuras e, no final, tentarão pintar com as mesmas cores a iluminura do frontispício do foral manuelino.

“Historiador por um Dia” irá permitir às crianças redescobrir o Brasão do Concelho de Mangualde e freguesias.

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

O Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de junho, foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Esta data foi escolhida por ter sido neste dia, em 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O Dia Internacional dos Arquivos pretende destacar a importância dos arquivos como património cultural e como uma das principais fontes de informação. Os arquivos fornecem evidências significativas para o desenvolvimento económico, político, social e cultural da humanidade, fontes importantíssimas para a construção da História.

Cartaz.pdf

Informações através do telefone 232 619 889/232 617 172 e do email biblioteca@cmmangualde.pt





Mais Notícias

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2024

    Orquestra POEMa lança CD para assinala - Ler mais

  • 31 Janeiro, 2024

    Entrudo secular de Quintela de Azurara - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2024

    Mais de 1,5 milhão de euros investidos - Ler mais

  • 25 Janeiro, 2024

    Município quer aplicar nas cantinas es - Ler mais